O que saber antes de viajar para Paris

Paris é organizada em uma sequência de regiões numeradas chamadas “arrondissements”. O primeiro (1st Arrondissement) é o centro da cidade. A Torre Eiffel fica no sétimo e a Champs-Élysées no oitavo.

Fique perto do rio

Se você quer ficar perto das principais atrações e ter fácil acesso a diversos locais usando o metro, encontre um hotel ou Airbnb as regiões do 1º, 4º, 6º ou 5º arrondissements.

Explore o metrô

O metrô de Paris é ridiculamente fácil de entender e navegar. Só não esqueça de levantar as lavancas da porta para entrar e sair, pois as portas dos vagões não abrem automaticamente.

… e nunca jogue o seu bilhete fora

Os pequenos bilhetes de papel são sim muito fáceis de perder, mas funcionários do metrô constantemente circulam pelas estações para garantir que todos os passageiros tenham os bilhetes em mãos. Se você for pego sem o seu vai ter que lidar com olhares frios e zangados e uma multa.

Faça a rota turística mas tenha prioridades

Gosta de história? O monumento Les Invalides vai te ensinar sobre os militares franceses, o Pantheon guarda Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Emile Zola e Marie Curie, enquanto as sepulturas de Jim Morrion e Oscar Wilde estão no cemitério Père Lachaise. Prefere arte? Ignore tudo o que falamos e vá ao impressionista Musee d’Orsay ou ao contemporâneo Centre Pompidou. Não tente fazer tudo em uma viagem só.

Não é mito, o Louvre merece um dia só para ele

Veja a Venus e a Mona, é claro, mas não saia do museu sem visitar os apartamentos de Napoleon 3º ou o andar que conta a história do próprio museu e guarda partes dos muros do antigo Louvre, quando era apenas uma fortaleza.

Deixe o preconceito de lado e passeie de barco pelo Sena

Tá, pode ser cliché, mas usar o Batobus como meio de transporte por um dia é uma ótima forma de chegar nas principais atrações e ainda ver a cidade pela perspectiva do rio.

Coma de forma icônica

Steak frites, fromage, foie gras, crepes, croissants… tudo isso são marcas da gastronomia francesa, então você seria bobo de não prová-las no seu país de origem. Não desperdice seu dinheiro em crepes baratos na frente da Torre Eiffel, eles são feitos especialmente para os turistas e não usam ingredientes de qualidade. Ao invés disso, um crepe de presunto e queijo de uma barraquinha conectada a algum restaurante é a aposta certa.

De noite, vá ao “cafe”

Bares barulhentos com pista de dança são uma raridade, então faça como os locais e vá a um dos muitos cafes ou wine bars para beber, fumar e conversar sobre três tópicos proibídos em muitos lugares mas amados na França: religião, sexo e política.

Aprenda um pouco de francês e faça amigos

A educação é algo muito importante para os franceses e podemos ter eles como exemplo cumprimentando as pessoas que passam pelo nosso dia.

Os quatro básicos são: “bonjour” (olá), “au revoir” (tchau), “s’il vous plait” (por favor), and “merci” (obrigado). Mas saber mais algumas palavras e expressões em francês mostra educação e simpatia, e com isso os franceses até irão te oferecer ajuda em inglês.

Refeições nos horários das refeições

O almoço é servido do meio-dia às 14h e o jantar das 19h às 22h30. Restaurantes que funcionam o dia inteiro são para turistas. Se você está com fome entre esses horários ataque uma boulangerie ou padaria para um sanduíche.

Peça água da torneira

Pedir uma Carafe d’eau evita que apareça uma garrafa de água bem cara na sua conta. Afinal, a água na França é ótima para o consumo.

Comer em Paris é uma experiência

Não tenha pressa e não fique irritado se houver demora na chegada da comida ou até mesmo do café. Relaxe e aproveite a atmosfera. Se você está com pressa, faça como os parisienses e peça o café no balcão.

Apenas um drinque

Se você quer apenas sentar em um restaurante para beber algo (como os parisienses fazem todos os dias) não sente em uma mesa arrumada para uma refeição. Um pouco antes do almoço você vai perceber que algumas mesas estão com pratos, talheres e copos já organizados. Se você pretende comer, sente aqui. Senão, procure uma mesa que não está arrumada ou eles pedirão para você trocar de mesa.

Guarde o troco para os banheiros

Quando encontrar um banheiro público provavelmente terá que pagar 50 centavos para entrar, então não ignore aquelas moedinhas de euro.

“Cuidado com os pickpockets”

Pickpockets, em inglês, é o mesmo que batedor de carteira e você vai ouvir alertas para tomar cuidado com eles principalmente no metro. Mas não precisa ficar assustado, apenas tome cuidado com dinheiro, celulares e bolsas quando estiver em locais públicos.

Por Samuel Alexandre, do blog Ponto55

Pin It

Comments are closed.