Destinos, Principais

Desbrave Arraial do Cabo: praias, o que fazer, onde ficar e dicas

Conhecido como Caribe Brasileiro, Arraial do Cabo atrai milhares de turistas o ano todo e quem visita não quer mais voltar para casa

*Conheça Arraial do Cabo pelos olhos da jornalista Julia Paiva. Todos os conteúdos, fotos e informações foram disponibilizados no Instagram do Portal (@midia.turis)

O município de Arraial do Cabo, localizado no litoral do estado do Rio de Janeiro, é um dos destinos mais procurados em território brasileiro durante o ano inteiro. Conhecido como Caribe Brasileiro, a região chama a atenção dos turistas devido as praias com águas azul-turquesa e natureza privilegiada.

Chame os amigos, sua família ou simplesmente pegue sua mochila e desbrave um dos destinos mais encantadores do Brasil.

O QUE FAZER EM ARRAIAL DO CABO?

PASSEIO DE BARCO

O famoso Caribe Brasileiro guarda consigo experiências únicas e encantadoras. Destaque para o passeio de barco, que dura em torno de 4 a 5 horas e te faz conhecer as mais belas praias do Cabo. Fizemos o nosso passeio com o Alef Tour e os preços podem variar de acordo com a época do ano (entre R$80,00 – R$130,00), entretanto, neste tour, a água e caipirinha são por conta da casa. Veja o que te espera no passeio:

– Ilha do Farol: A Ilha do Farol é preservada pela Marinha do Brasil. Seu acesso é restrito e se dá apenas de barco. Apenas 250 turistas podem permanecer na praia por 45 minutos e o azul da água impressiona. Não é à toa que a praia foi considerada uma das mais bonitas do mundo por 4 anos seguidos.

Praia do Farol em Arraial do Cabo
Praia do Farol | Foto: Julia Paiva

– Fenda de Nossa Senhora: Pelo passeio, é possível observar a Fenda de Nossa Senhora. Segundo a história, um pescador encontrou uma santa entre a fenda que tinha desaparecido do templo. A santa original foi enviada para Cabo Frio e ficou uma réplica em seu lugar. Diz a lenda que o casal que se beija em frente a fenda, não se separa nunca mais.

Fenda de Nossa Senhora em Arraial do Cabo
Fenda de Nossa Senhora
Foto: Julia Paiva

– Pedra do Gorila: A famosa Pedra do Gorila leva esse nome por que, de acordo com o ângulo que é vista, um rosto de macaco se forma nas rochas. Somente com barco é possível fazer o avistamento da pedra.

Pedra do Gorila em Arraial do Cabo

– Gruta Azul: Como as águas de Arraial do Cabo são extremamente claras, ao pôr do sol, quando as luzes solares tocam o mar, iluminam a Gruta, fazendo com que ela fique toda azul.

Gruta Azul em Arraial do Cabo
Gruta Azul | Foto: Julia Paiva

– Pontal do Atalaia:  Vizinha a Ilha do Farol, as Prainhas do Pontal do Atalaia podem ser desbravadas tanto com o passeio de barco, quanto a pé. É nela que os turistas dão de cara com a famosa escadaria das belíssimas fotos nas redes sociais. A praia leva esse nome devido a maré: quando está cheia, ela se transforma em duas praias, já quando está baixa, a praia é uma só. A dica para tirar fotos na escadaria é ir bem ao amanhecer.

– Praia do Forno: A famosa praia escondida, que é um dos cartões postais de Arraial do Cabo, pode ser acessada tanto por trilha (saindo da Praia dos Anjos), quanto pelo passeio de barco. É a parada perfeita para dar um mergulho e observar animais marinhos, como tartarugas.

Praia do Forno em Arraial do Cabo
Praia do Forno| Foto: Julia Paiva

MERGULHO

Arraial do Cabo é muito conhecido por ser uma das capitais de mergulho de cilindro do Brasil, ficando atrás apenas de Fernando de Noronha.

Optamos em fazer o mergulho com a Acqua World. Fomos até a Ilha dos Porcos, ponto ideal para mergulho na cidade e pudemos desbravar os mares do Caribe Brasileiro.

CONFIRA VÍDEOS DO MERGULHO NO INSTAGRAM DO MÍDIATURIS CLICANDO AQUI

PRAINHA 

A Prainha de Arraial é um dos pontos mais conhecidos e é a primeira praia na qual é possível ver depois da entrada do município. Suas águas também são extremamente calmas e claras. Nela, já há mais estrutura para comida e bebida.

Prainha | Foto: Julia Paiva

PRAIA GRANDE – PÔR DO SOL

Situada a 20 minutos andando saindo do centro de Arraial do Cabo, a Praia Grande é a praia com mais estrutura da cidade. Ela abriga restaurantes, bares, quiosques, além da exuberante natureza, com dunas, águas claras, muita vegetação e areias branquinhas. Os turistas procuram a Praia Grande para apreciar o pôr do sol.

Praia Grande em Arraial do Cabo
Praia Grande | Foto: Julia Paiva

ONDE FICAR?

Apesar de conter inúmeras coisas para fazer, Arraial do Cabo também é bastante conhecido por oferecer hospedagens de qualidade. Devido à toda estrutura e localização, escolhemos a Pousada Arraial Inn para nos hospedarmos na nossa primeira vez na cidade.

CONFIRA A MATÉRIA SOBRE A POUSADA ARRAIAL INN CLICANDO AQUI.

ONDE COMER?

A cidade tem inúmeras opções para refeições, desde restaurantes mais acessíveis à gastronomia refinada. A base para os pratos típicos são os frutos do mar, como lula, peixe, polvo, camarão e etc.

Conhecemos o restaurante Deck Dos Anjos, localizado no centro de Arraial do Cabo, e que serve comida self service. Entretanto, o maior restaurante da cidade, com capacidade para até 750 pessoas, conta com grupos fechados de excursões.

Restaurante Deck dos Anjos em Arraial do Cabo
Restaurante Deck dos Anjos | Foto: Julia Paiva

COMO CHEGAR?

Arraial fica a 164km do Rio de Janeiro e a 560km de São Paulo. As opções são:

– Ônibus: Saindo da Rodoviária do Rio de Janeiro e da Rodoviária do Tietê;

– BlablaCar: Aplicativos de carona com preços mais acessíveis;

– Alugue um carro: Veja as condições pela RentCars;

– Avião: Há aeroporto em Cabo Frio, cidade vizinha, porém, os preços costumam ser altíssimos devido a procura e demanda. O aconselhável são as opções acima.

CURIOSIDADES

De acordo com Rogério Pereira, sócio da Pousada Arraial Inn, o clima em Arraial do Cabo é um fator curioso. Já que a cidade venta muito, é possível ter tempestade de areia, muito sol e chuva em um só dia.

Veja mais coberturas acessando nossas redes sociais:

Instagram: @midia.turis

Facebook: MídiaTuris

Twitter: @MidiaTuris

Sobre o autor

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.

(1) Comentário

  1. […] Olívio Bar lança Gelatos Alcóolicos Desbrave Arraial do Cabo: praias, o que fazer, onde ficar e dicas […]

Comentários estão encerrado.