Destinos, Principais, Trade, Viagem

Fomos para Brotas… e AMAMOS! Confira o roteiro completo para curtir um final de semana regado de aventura, sossego e muito verde no interior de São Paulo

*Viagem feita por Julia Paiva e Aléxia Munhoz – os conteúdos também foram publicados no Instagram do Portal @midia.turis 

É verão, tá calor e todo mundo procura lugares diferentes pra se refrescar e ao mesmo tempo se divertir. Falando desse jeito até parece que o destino escolhido refere-se a uma praia paradisíaca em qualquer lugar do mundo, todavia, ele está mais perto do que muitos imaginam. Tivemos a oportunidade de conhecer Brotas, cidade localizada a apenas 250 km de São Paulo e nos surpreendemos! 

Considerada a capital da aventura, o ponto verde no interior de São Paulo, além de guardar belezas extraordinárias e te fazer estar em contato direto com a natureza em todo momento, proporciona aventuras inesquecíveis com muita adrenalina. O mais legal? Você não precisa gastar muito pra poder curtir um final de semana,feriado ou até mesmo um dia longe de todo o estresse da cidade grande.

O Portal Mídia Turis preparou um roteiro exclusivo e (muito) divertido para que você leve a família, os amigos, o namorado (a) e quem mais quiser para vivenciar experiências incríveis.

Recanto das Cachoeiras

O nome já diz tudo, né?! O Recanto das Cachoeiras é um lugar que une diversão, cachoeiras esplêndidas e uma boa gastronomia.

No primeiro dia, optamos em desbravar a trilha de aproximadamente 2 km para conhecer duas cachoeiras: Roseira e Santo Antônio. Ambas possuem suas peculiaridades, porém, apresentam uma característica fundamental em comum: a sensação de estar em paz – conseguimos relaxar, nos refrescar e aproveitamos todos os segundos em cada uma. Além disso, outra coisa que vale muito a pena ressaltar é a facilidade de chegar até elas. A trilha tem toda uma estrutura – até para dias chuvosos – para que você não se estresse atoa e faça uma caminhada harmoniosa.

Cachoeira Santo Antônio | Foto: Julia Paiva

Já para a parte vespertina do dia, o passeio de quadriciclo foi o escolhido e nos demos muito bem, afinal, não é atoa que ele é um dos mais procurados! Em meio de tanto verde, o giro dura em torno de 1 hora e meia e na metade do caminho, pudemos parar para aproveitar uma cachoeira exclusiva da rota – a trilha para chegar até ela dura em torno de 5 minutos a pé após a parada. O passeio de cavalgada também te leva até ela, porém, dura em torno de 2 horas.

O passeio de quadriciclo e/ou cavalgada te leva até a cachoeira escondida | Foto: Julia Paiva

Pensa que acabou? Nada disso! Para aproveitar o domingo em meio a tanto sol, nada como se aventurar no arvorismo. Vencemos o nervosismo contra a altura e desbravamos 13 plataformas diferentes com obstáculos desafiadores suspendidos em cima das árvores. Pra completar, o exercício termina com uma tirolesa de tirar o fôlego de aproximadamente 15 metros de altura.

Em ambos os dias almoçamos no local e nos surpreendemos com o carinho e atenção que o restaurante oferece, já que proporcionam opções para todos os públicos – massas, carnes, opções vegetarianas, saladas e sobremesas. O melhor de tudo isso? Toda a comida é feita no fogão a lenha e totalmente saborosa. É como se estivéssemos em casa, porém, com uma vista incrível do mirante.

Vista do restaurante no Recanto das Cachoeiras | Foto: Julia Paiva

Observações: Todos os passeios são monitorados por guias qualificados e o parque possui todas as estruturas de segurança necessária. O quadriciclo é permitido para maiores de 18 anos que possuem carteira nacional de habilitação (CNH).

O valor para curtir as atividades do parque custa em torno de R$70,00 (crianças de 0 a 2 anos não pagam e o ingresso para crianças de 3 a 10 anos gira em torno de R$35,00).

Rafting – Território Selvagem Canoar

O nosso domingo não poderia ter começado de uma maneira melhor. O frio na barriga estralou e lá fomos nós encarar o Rio Jacaré, considerado um dos melhores do país para a prática de Rafting. Como choveu na madrugada de sábado para domingo, as condições estavam perfeitas para percorrer o percurso de aproximadamente 1 hora e meia de quedas, adrenalina e muita risada! Não vá para Brotas sem deixar de aproveitar essa prática incrível.

Observação: A prática é segura e a Território Selvagem disponibiliza todos os equipamentos de segurança necessários. Além disso, os monitores passam todas as instruções e um mini treinamento antes de ir para o rio. 

Mais informações no site:  https://www.territorioselvagem.com.br/atividades/rafting/

Foto: Território Selvagem Canoar

Adega Casarão

Regada de história e muita coisa boa, a Adega Casarão foi construída depois do alavancado sucesso de suas cachaças artesanais que eram servidos no Casarão Hotel. Ficamos aproximadamente 1 hora e meia conhecendo cada pedacinho do espaço, que conta com a harmonização das produções independentes da cidade – e de fora também. Lá você encontra doces, queijos, iguarias, artesanatos e fica frente a frente com os barris de cachaças. Ademais, no final da tour, pudemos experimentar diversos licores e pingas produzidas na adega, além de saborear algumas iguarias, como queijo e mortadela artesanal. Para completar, o carinho e a receptividade de toda a equipe fez com que nos sentíssemos em casa, o que deixou tudo mais gostoso. A visita a Adega Casarão é gratuita.

A cachaça mais vendida pela Adega Casarão | Foto: Julia Paiva

Restaurante Brotas Bar

Localizado em uma das principais ruas do centro de Brotas, escolhemos o Restaurante Brotas Bar pra finalizar o nosso sábado. Ficamos encantadas com a decoração, receptividade e é claro, com a comida! Apesar de possuírem um extenso cardápio que agrada todos os paladares – e te dá um nó na cabeça por não saber o que escolher – conseguimos chegar a uma decisão! A nossa escolha foi:

Entrada: Bruschettas e iscas de peixe na cerveja

Prato Principal: Risotto com filé mignon ao molho de queijo e vinho

Sobremesa: O clássico Petit Gateau

Para acompanhar, optamos em tomar o chopp da casa. Mas, como falei acima, o cardápio é variado é há inúmeras opções também para beber.

Bruschettas Restaurante Brotas Bar | Foto: Reprodução Instagram @brotasbar

Pousada das Nascentes

Diante de tanta aventura misturada com adrenalina, pensamos em um lugar confortável e acessível para relaxar e a Pousada das Nascentes foi à escolha perfeita! Todos os quartos são temáticos, contam com hidromassagem e camas king size – quando batia a preguicinha da manhã, logo vinha na cabeça “será que não podemos aproveitar só mais 10 minutinhos?”. Para completar, o serviço de quarto é altamente qualificado, possuem sala de massagem e uma piscina gigantesca pra curtir ainda mais o passeio.

Quer uma dica? Peça um vinho e uma pizza e desfrute de uma noite deliciosa. Ideal para quem quer fazer uma viagem romântica.

Foto: Aléxia Munhoz 
Sala de massagem Pousada das Nascentes | Foto: Alexia Munhoz

Sobre o autor

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.