Especial MídiaTuris, Gastronomia, Principais

Experiência gastronômica: o Fim da Trilha é logo ali

O que você faria se tivesse um jantar pensado exclusivamente em sua personalidade?

Sair do trapiche das Encantadas e caminhar até encontrar o Fim da Trilha. Entre as ruas forradas de areia firme da Ilha do Mel, destino localizado no litoral paranaense, e um horizonte infinito de área verde, não é difícil perceber o porquê do nome. É tudo um encanto. Como se você tivesse dando passos em um lugar mágico, com energia revigorante e percepção de que ali cada segundo é precioso. Mas, por que tanto suspense para dizer qual é a surpresa no final da caminhada?

Antes, uma reflexão… Você já teve alguma experiência gastronômica?

Experiência: substantivo feminino que remete a qualquer conhecimento por meio dos sentidos. A maioria das pessoas normalmente afirmam que já tiveram uma experiência gastronômica. Entretanto, sentar em um restaurante, escolher um prato, comer e ir embora não faz parte de uma verdadeira vivência, até um pouco sobrenatural, por meio destes sentidos.

Tranquila, a Gruta das Encantadas é um dos pontos turísticos mais visitados da Ilha. Ela possui algumas pedras em seu entorno que, ao subir nelas, fornecem uma visão quase panorâmica de toda a praia. No dia, estava deserta. Totalmente deserta. Só havia duas pessoas: eu e Amanda. Resolvemos sentar em uma das pedras para sentir a brisa do mar, quando de repente avistamos um casal de amigos que explorava o lugar, tiravam algumas fotos e riam bastante. A moça entrou na gruta para fazer alguns vídeos e ver de perto o espetáculo. O rapaz, ficou parado em frente ao monumento natural, nos olhou e questionou se éramos turistas. A cara não nega, obviamente estava explícito que pertencíamos a outro lugar.

Conversa vai, conversa vem, descobrimos que o rapaz era um dos Chefs mais conhecidos da Ilha, tendo em vista seu amor e dedicação a gastronomia. Nós, apenas viajantes que apreciam, curtem e vivem cada momento de qualquer viagem. Juntamos uma coisa com a outra e combinamos um jantar no dia seguinte no restaurante em que o Chef atuava: Fim da Trilha.

Antes de nos despedirmos, o rapaz nos pediu licença, tocou no pulso de cada uma e com convicção afirmou “Bom, amanhã vou preparar um menu degustação para vocês. Estejam lá às 19:00”.

O Fim da Trilha

Experiência gastronômica: o Fim da Trilha é logo ali
Entrada do Restaurante – Foto: Julia Paiva

Com um ambiente rústico, aconchegante e rico em elementos da natureza, o restaurante Fim da Trilha tem como objetivo oferecer sabores criativos que aguçam os sentidos. Seu cardápio é focado principalmente em frutos do mar e peixes da estação. Com ingredientes orgânicos, frescos e pescados no dia, há inúmeras opções que agradam todos os paladares.

Mas, o diferencial do restaurante está no menu degustação. Chegamos ao local pensando que experimentaríamos algumas iguarias do cardápio e fomos surpreendidas. O feeling gastronômico do Chef Guilherme Furtado fez com que ele e sua equipe desenvolvessem um jantar personalizado para cada uma ali. Segundo o Chef, a pegada no pulso foi o fator primordial para a escolha do menu por conta da temperatura no momento.

Menu para Julia:

  • Entrada: Mix de folhas verdes com tomate e melão confit, azeite de manjericão e balsâmico frutado.
Experiência gastronômica: o Fim da Trilha é logo ali
Entrada para Julia: mix de folhas com tomate e melão confit
Foto: Julia Paiva
  • Prato Principal: Mousseline de abóbora kabocha com cavala fresca e grelhada ao molho velouté e erva doce.
Mousseline de abóbora kabocha com cavala fresca do Fim da Trilha
Prato Principal para Julia: Mousseline de abóbora kabocha com cavala fresca
Foto: Julia Paiva

Menu para Amanda:

  • Entrada: Abobrinha recheada com molho de camarão, pinhão e alho poró.
Entrada Amanda: Abobrinha recheada com molho de camarão, pinhão e alho poró
Foto: Julia Paiva
  • Prato Principal: Cavala grelhada com molho de aspargos ao molho velouté com acompanhamento da farofinha da casa.
Prato Principal Amanda: Cavala grelhada com molho de aspargos ao molho velouté com acompanhamento da farofinha da casa. | Foto: Julia Paiva

Sobremesa:

  • Crumble de banana com castanhas acompanhado de sorvete de creme com raspas de limão.
Crumble de banana com castanhas acompanhado de sorvete de creme com raspas de limão. | Foto: Julia Paiva

Sugestão de drink:

  • Harmonização com os vinhos da casa!

Considerações sobre o menu

O que chamou a atenção foi o acerto em cada prato, já que o Chef não conhecia absolutamente nada sobre nossos gostos, vontades ou preferências. Tendo em vista que as iguarias escolhidas, normalmente, não agradam todos os paladares, o feeling foi perfeito! Eu não trocaria os meus pratos pelo da Amanda e vice-versa.

Foi a primeira vez que pude observar um serviço tão personalizado e pensado para cada pessoa individualmente. Além disso, me surpreendeu demais a mistura de sabores e como cada ingrediente do prato se encaixou. A cada garfada, vinha a sensação de estar literalmente nas nuvens.

Como? Por que esses pratos? São algumas das perguntas que mais recebemos. A verdadeira resposta está no feeling gastronômico e o amor a culinária que ultrapassa qualquer sentido.

Após um apetitoso jantar e bons papos, finalizamos a noite realizadas e encantadas. Saímos do restaurante com uma memória afetiva voltada para todos os sabores criativos que a cozinha do Fim da Trilha nos proporcionou. Com certeza é um restaurante que voltaremos em breve!

Serviço Fim da Trilha:

Restaurante Fim da Trilha
Preço Menu Degustação: 330 reais o casal + taxa de serviço sem a harmonização dos vinhos e 570 + taxa de serviço com a harmonização
Equipe:
Chef Guilherme Furtado, Raphael Alapont e Marcelo Valente (@guilhermefurtadoilha @raphaelalapont @marcelovalenteilha)
Site: https://fimdatrilha.com.br/
Instagram: @fimdatrilha
Telefone: (41) 3426-9017
Local: Praia das Encantadas – Ilha do Mel, Paraná.

  • Informações sobre a pousada e roteiro completo da Ilha do Mel.

Acompanhe o MídiaTuris nas Redes Sociais:

Instagram: @midia.turis – Cobertura completa do Fim da Trilha.

TikTok / Twitter / Facebook: @midiaturis

Sobre o autor

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.

(2) Comentários

  1. […] VEJA TAMBÉM: EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA NO FIM DA TRILHA, NA ILHA DO MEL […]

  2. […] Veja: Experiência gastronômica no Fim da Trilha […]

Comentários estão encerrado.