News, Principais, Vinho e Viagem

Conhecida por seus vinhos de altitude, conheça a Vinícola Peña Veyrat Durbex, de Salta, na Argentina

A rota do vinho mais alta do mundo se estende pelos Vales Calchaquíes e é a área de produção de vinhos mais importante da província de Salta, Argentina. Os vinhos de altitude nascem num clima seco e temperado com características geográficas únicas, portando um grande caráter, personalidade forte e elevada qualidade com aromas, cores e sabores únicos, resultando numa produção reconhecida e premiada em muitos países do mundo. 

Entre colinas e vales, a Vinícola Peña Veyrat Durbex, boutique por natureza, produz seus vinhos Finca La Punilla Torrontés, Cabernet Sauvignon, Malbec, Malbec Reserva e Cabernet Reserva, além de Hijo del Viento que é um Blend Grand Reserva. Deve-se notar que Finca La Punilla Malbec 2009 foi premiado pela Wine Spectator com mais de 90 pontos.

Estudo e profissionalismo distinguem esta vinícola, com poucos litros produzidos anualmente. Equipado com a mais recente tecnologia nos processos de desengace, moagem, maceração, fermentação, envelhecimento e estiva, garantindo assim a máxima qualidade de produção. 100% dos vinhos tintos da linha Reserva Finca la Punilla são destinados ao envelhecimento em barris de carvalho americano de primeiro e segundo uso por quase 12 meses, e por 18 meses em barris de primeiro uso no Gran Reserva Hijo del Viento.

Com uma gestão altamente dedicada ao cuidado da uva, esta cuidadosa produção permite esta diferenciação, e torna os seus vinhos especiais e surpreendentes. “Convictos de que nos vinhedos nasce um grande vinho, na nossa vinícola familiar com vinhos autorais, desenvolvemos, com muito esforço, um grande trabalho planejado para o cuidado das nossas vinhas. A mais de 1.700 m de altitude, as videiras oferecem seus frutos com bagos pequenos e com alta concentração de taninos, que são colhidos com a sabedoria do nosso povo, escolhendo as melhores uvas. Estes serão usados ​​para fazer nossos tintos Cabernet Sauvignon e Malbec e nosso típico e conhecido branco Torrontés que destaca o frescor e o perfume da videira”, destaca o fundador e chefe da familia, Mario Ernesto Peña.

Peña, que é pai, avô e tio de quem o acompanha na elaboração dos seus requintados vinhos, conta que “Há quase 50 anos, eu era um jovem de 23 anos que se dedicava à publicidade e um dos meus clientes era a Vinícola La Rosa da família Michel Torino. Lá, quando ia trabalhar, descansava em um quarto onde abria a janela para as vinhas e sonhava acordado. Hoje esse sonho é uma realidade no nosso hotel “La Casa de la Bodega” onde turistas de todo o mundo descansam e desfrutam das nossas paisagens e da nossa gastronomia”.

A produção em um ambiente natural único, com colinas, rios e vales coloridos que apaixonam, pode ser visitada tanto na adega que possui detalhes únicos como seus vinhos, quanto nos hotéis “Castillos de Cafayate” para desfrutar com a família e “La Casa de la Bodega”, mais exclusivo para casais.

“Para nós, participar desta feira ANUFOOD é muito importante, pois o Brasil é um mercado prioritário para nós. A partir de julho de 2022, os brasileiros terão um novo voo direto da Aerolíneas Argentinas que ligará São Paulo a Salta, onde está localizada a rota do vinho de altitude mais espetacular do mundo e lugares que fazem quem a visita se apaixonar. Por isso, esperamos vocês de braços abertos e toda a nossa hospitalidade”, concluiu Peña.

Sobre o autor

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.