Gastronomia, Principais, Trade

As 10 tendências em sabores para 2020

A Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, lista itens gastronômicos que estarão em alta neste ano

As 10 tendências em sabores para 2020
Foto: Divulgação

Todo começo de ano é marcado pela busca por novidades. E, para inovar na área gastronômica, é necessário pensar em aromas e sabores que possam incrementar os produtos de mercado. A Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países – participa anualmente de várias feiras do setor dentro e fora do país para se inspirar e ajudar os seus clientes a entregar uma experiência única para o consumidor com seus aromas e tecnologias inovadores. Veja abaixo as tendências em sabores para ficar atento neste ano.

1 – Sabores icônicos do mundo

A tendência em sabores típicos que proporcionam uma verdadeira viagem gastronômica por diferentes países e culturas. As culinárias em ascensão vêm de países do Oriente Médio, com pratos como Eggplant and Chickpea Stew, feito a partir de uma mistura de berinjela e ensopado de grão de bico;  Marrocos, com os famosos doces artesanais; Mediterrâneo, com os condimentos como o Ajvar; Ásia, com os Pad Thai Rice Noodles, macarrões de arroz frito; e África, com o Yassa, prato picante preparado com cebola e aves marinadas.

2 – Além do açúcar

Ser apenas doce já não é suficiente. O objetivo agora é misturar o açúcar com sabores salgados e apimentados. Os sorvetes e méis apimentados estão em alta.  

VEJA TAMBÉM: CI LANÇA PACOTES DE MOCHILÃO PARA AMANTES DA GASTRONOMIA PERUANA

3 – Valorização de sensações, texturas e formas

O consumidor busca, cada vez mais, por diferentes sensações que possam causar prazer durante o consumo do alimento. Um exemplo é o Exploding Coal Chocolate, uma mistura composta geralmente de chocolate com arroz trufado e/ou pedaços de cookies, o que acrescenta uma textura diferenciada e prazerosa. 

4 – A vez dos sabores florais e apimentados

Os sabores florais e apimentados estão em crescimento no mercado. Podem-se destacar os de lavanda, flor de lotus, hibisco, pimenta-preta, lemongrass, canela e gengibre. Esses aromas podem ser encontrados em diferentes produtos, como refrigerantes de pink peppercorn, chocolate com rosas e pistache, chá com lavandas etc.

5 – Diferentes combinações

A tendência é inovar na mistureba. Já pensou nos diferentes sabores que podem ser criados a partir da mistura de ingredientes? Um exemplo é o Milky Soda, composto pela mistura de refrigerante com leite. Além disso, tem o sorvete com frosé, águas saborizadas com vinho, refrigerante de café etc.

6 – Natural e Simples

Já escutou o ditado “menos é mais”? E uma das tendências para este ano são os alimentos naturais e simples, ou seja, pouco processados. Eles trazem um certo conforto aos consumidores, que sabem exatamente o que estão consumindo. Exemplos são as águas alcalinas e os fruit chips, “salgadinhos” feitos com frutas.

7 – Alimentos funcionais: calmantes, energizantes e que ajudam a controlar o humor

A preocupação com a saúde também está norteando a indústria alimentícia. Os principais objetivos são combater o envelhecimento, proporcionar mais energia e pele e intestino saudáveis. Águas infundidas, barras energéticas e águas de coco funcionais prometem ser grandes sensações.

8 – Alimentos fermentados

Os alimentos fermentados estão em alta, principalmente por ajudar a manter o intestino saudável. Podem-se destacar produtos como o Crème Fraîche, laticínio de origem francesa proveniente da fermentação bacteriana de nata ou creme de leite pasteurizado e os Picles de Limão, condimento comum na culinária do subcontinente indiano e no norte da África. Bebidas feitas com vinagres também estão em alta, como o Sparkling Drinking Vinegar, feito com vinagre de maçã e produtos orgânicos.

9 – Preocupação com a sustentabilidade

Os consumidores não buscam apenas comidas saudáveis para cuidar do corpo, mas, também, produtos sustentáveis que possam contribuir para a preservação do meio ambiente. As alternativas são variadas como, por exemplo, leite de aveia, ketchup de beterraba, chips de alcachofra etc.

10 – Saudável e gostoso

Às vezes não basta ser só saudável. O sabor também é um fator relevante. Alguns sorvetes e macarrões estão sendo feitos à base de vegetais e com menos açúcar, sendo mantidos os sabores característicos. Outras opções são os chocolates com sal marinho e os smoothies de frutas. Todos apresentam a combinação perfeita do sucesso gastronômico: saudável e gostoso.

Sobre o autor

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.

(1) Comentário

Comentários estão encerrado.