Gastronomia, Gastronomia Internacional

A melhor empanada de Buenos Aires

Se tem uma coisa que eu, Juliana Tavares, gosto é de empanadas. Desde a primeira vez que pisei em Buenos Aires, essa iguaria tornou-se uma das minhas comidas favoritas. Por isso, em 2018, embarquei atrás da melhor empanada de Buenos Aires

Foram mais de 7 dias na capital Argentina, e a cada dia experimentei a empanada de um lugar diferente, até achar, na minha opinião, a melhor. 

Foram dias e dias de pesquisa, anotações e trajetos até eu chegar no roteiro das empanadas. E agora vou dividir com vocês a minha saga e a melhor empanada de Buenos Aires. 

A melhor empanada de Buenos Aires

A melhor empanada de Buenos Aires:

La Continental

Localizada em San Telmo (mas possui em outros endereços também), esta pizzaria foi o primeiro local no trajeto em busca da melhor empanada. A caminho do milonga que eu ia, esse simpático local é famoso entre os turistas e portenhos. 

As empanadas são boas, de tamanho médio, crocantes e bem recheadas. Elas estão disponíveis em todos os horários, seja no café da manhã, almoço, lanche ou jantar. Mas, ainda não era exatamente o que eu estava buscando.

La Continental_melhor empanada de Buenos Aires

Endereço: Defensa, 701 – San Telmo

La Americana

Outra pizzaria portenha extremamente tradicional. Ao entrar, você já vê a seguinte frase: A rainha das empanadas. Difícil de discordar, não é? 

As empanadas são ótimas, inclusive comi no local e ainda pedi para levar. São diversas opções e rápidos no atendimento. Mas ainda não eram as melhores, não era o que eu estava procurando. 

E ainda levei uma bronca do garçom por falar “pollo” errado. Que na minha opinião não estava incorreto, apenas sem o sotaque portenho.

Melhor empanada de Buenos Aires: La americana
Quase não sobrou para a foto

Endereço: Callao, 83 – Centro

El Sanjuanino – Recoleta 

Famoso, extremamente famoso, está presente em todas as listas de lugares para comer empanadas em Buenos Aires, até o New York Times já falou de lá. Com toda essa fama tem um problema: está sempre lotado. 

No dia que eu fui no restaurante,, fiquei horas e horas na fila. Não sei também se o fato de ser feriado, Día de La Patria (25 de maio), influenciou. As empanadas são realmente maravilhosas, a melhores que eu tinha experimentado até o momento, mas a fila não valia a pena. Já pensou ter que ficar horas e horas na espera para comer uma empanada?

El Sanjuanino – Barrio Norte

Fiquei inconformada, tinha achado até o momento o que era para mim a melhor empanada de Buenos Aires, mas a fila e a espera não valiam a pena. Entrei no site deles, e descobri que tinham uma filial. Estava aí a solução que eu buscava. 

Porém, a tal filial ficava no Barrio Norte, nunca ouvido falar desse bairro até o momento. Fui logo atrás de saber como chegar lá. 

Aproximadamente 44 minutos de transporte público, eu estava hospedada no centro, e 16 estações de metrô. Mesmo assim não desanimei e fui atrás da melhor empanada de Buenos Aires. 

Era exatamente o que eu buscava. O sabor e a qualidade das empanadas do El Sanjuanino, sem a aglomeração e a espera da filial da Recoleta. E ainda fazia em sair da minha zona de conforto e conhecer uma Buenos Aires menos turística. 

A melhor empanada

Todo dia eu enfrentava 16 estações de metrô e mais 5 minutos de caminhada até o restaurante. Fiquei até conhecida entre os garçons que já sabiam o meu pedido: 1 empanada tradicional (Salteña), outra de frango e uma jarra de vinho. Até arrisquei experimentar outros pratos, maravilhosos! Aquele gnocchi que desmancha na boca. 

Endereço: Calle Sanchez de Bustamante, 1470


Sobre o autor

Jornalista apaixonada por livros, comida e viagens