Destinos

A Itália do Cerrado: um pedacinho de Veneza pertinho de Brasília

Precisei olhar duas vezes o mapa para ter certeza que tinha lido “Veneza”. E não é que no caminho entre Brasília e Goiás Velho tem mesmo um pedacinho na Itália? O Leandro Discaciate e eu fomos lá dar uma olhada e nos surpreendemos com uma cidadezinha charmosa que tem uma das festas italianas mais tradicionais do Brasil.

Créditos: Arquivo pessoal

Nova Veneza tem uma das principais festas italianas do Brasil

Nova Veneza é bem pequena, uma daquelas típicas cidades do interior onde o tempo parece passar mais devagar e as pessoas ainda ficam na porta de casa ou nas praças conversando sem maiores preocupações. Fora da época de festas, lá é mega pacato, a cidade é simples e pequena. Logo na entrada, vimos pinturas que remetem à origem dos moradores. Gôndolas, montanhas, bandeiras e vinhedos desenhados nas paredes das casas.

Hoje, cerca de 60% dos moradores são descentes de italianos. A cidade foi fundada por imigrantes que vieram para o Brasil fugindo da Primeira Guerra Mundial. Andando pelas ruas da cidade, nós descobrimos a família de um dos fundadores, que abriu a porta de casa para contar toda a história. Eles têm tudo registrado da época em que o bisavó veio para o Brasil, se apaixonou por esse cantinho de Goiás, voltou para Veneza e trouxe toda a família para fundar o vilarejo.

Créditos: Arquivo pessoal

Festa Italiana de Nova Veneza, que acontece entre os dias 1º e 4 de junho

Assim como eles nos abriram a porta de casa, outros moradores foram super hospitaleiros com a gente. A pracinha é um bom lugar pra puxar papo. Tem uma igrejinha e uma Gelateria que Mama Mia! Me surpreendeu com um sorvete delicioso!

A festa

Para honrar suas origens, há 13 anos eles criaram a Festa Italiana de Nova Veneza, que acontece entre os dias 1º e 4 de junho. A cidade fica cheia de barraquinhas vendendo aquelas maravilhosas comidas italianas: pizzas, pastas e sorvetes! Sem falar nos vinhos…

Para se ter uma ideia, só o restaurante oficial do evento, comprou 2 mil quilos de frango,15 vacas e quase 4 toneladas de massa para preparar os pratos. Vão ser 50 cozinheiros e auxiliares no preparo de tudo isso.

Créditos: Arquivo pessoal

A cidade foi fundada por imigrantes que vieram para o Brasil fugindo da Primeira Guerra Mundial

Além da “bella cucina italiana”, vai ter apresentações musicais e de danças tradicionais, missas rezadas em italiano, baile de máscara e competições de jogos típicos. Fiquei curiosa com um tal “torneio de cipó.

Para quem curte a Itália é uma boa chance de matar a saudade daquelas terras e entrar em contato um pouquinho mais com a cultura do país. E pra quem tá planejando visitar a Veneza de verdade, mas tá com o orçamento apertado pode ser um bom começo. A gente foi pra lá em Setembro de 2016. Em maio de 2017, visitamos a original….

13º Festival Italiano de Nova Veneza
Quando: 1 a 4 de junho
Onde: Praça João Stival de Nova Veneza
Quanto: Catraca livre

Quer saber mais programas bacanas perto de Brasília? Clica aqui. 

Por Bárbara Lins, do blog Descobertas Bárbaras