Viajar é sempre uma grande oportunidade para desenvolver um contato intenso com outra cultura; viver outros hábitos, experimentar uma nova culinária e apreciar as paisagens arquitetônicas e naturais.
Já existem diversas modalidades de viagem, como ecoturismo, para quem gosta de natureza, o turismo de aventura, para quem curte adrenalina e até o enoturismo, para apreciadores de vinho. E é claro, o turismo histórico-cultural, que faz as pessoas terem contato com elementos mais antigos e aprender um pouco mais sobre a história de um determinado lugar.
O Viagem Livre reuniu alguns dos mais interessantes patrimônios históricos do Brasil. Confira:
Cidade Histórica de Ouro Preto
nok6716/iStock
Praça Tiradentes, em Ouro Preto; cidade foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da Unesco, em 1980
A cidade tem uma arquitetura colonial de alta importância histórica muito. E não para por aí, a cidade está repleta de cachoeiras e uma mata belíssima que tornam seu ecossistema uma atração que vale a pena conferir.
Parque Nacional da Serra da Capivara
Tetraktys/Wikimedia Commons
Pinturas rupestres que podem ser encontradas no Parque Nacional Serra da Capivara
O parque está no Piauí e ganhou notoriedade de historiadores e turistas não só por conta da sua exuberância natural, mas também por conta de vestígios arqueológicos preservados durante milênios. Existem verdadeiros museus a céu aberto com sinais das passagens de homens e animais pré-históricos
Centro Histórico de Olinda
Valdiney Pimenta/Flickr/Creative Commons
Vista do convento de São Francisco, convento franciscano mais antigo do Brasil
No século 18, a cidade virou uma espécie de refúgio da Aristocracia Pernambucana. Além da arquitetura que se desenvolveu e que está em grande parte conservada, as paisagens são de tirar o fôlego porque harmonizam com o mar e lindas vegetações.
Centro Histórico de Salvador
Rita Barreto/Setur
A região é extremamente rica em monumentos históricos que datam do século 17 e 19
A região foi a primeira capital colonial do Brasil e é riquíssima na sua arquitetura. Quem quiser encontrar monumentos entre o século 17 e 19 certamente vai adorar essa viagem.
Centro Histórico de São Luís
Mauricio Alexandre/Secom
Cerca de 3000 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1400 pelo Iphan
Nas fachadas das construções antigas, uma das maiores características são os azulejos que foram uma saída para preservar as edificações dentro de um clima úmido e quente. Quem quer aprender bastante sobre história do Brasil, o Maranhão é um ótimo lugar para visitar.
Essas viagens impulsionam o aprendizado, principalmente quando são guiadas. Os guias geralmente conhecem melhor o local e optam por caminhos mais importantes e, é claro, mais seguros. Mas para não estragar nenhuma viagem, é válido encontrar um bom seguro viagem nacional.