O Brasil, para quem ama viajar, é um prato cheio. Descobrindo suas praias, florestas, povos tradicionais, metrópoles e paisagens exuberantes, fica difícil parar de explorar os diferentes encantos de suas regiões. Os amantes de natureza e do turismo ecológico encontram passeios excelentes em todos os estados, mas o Pantanal reserva alguns dos melhores deles. Considerado uma das maiores planícies alagáveis do mundo, com uma área de 150 mil quilômetros, o destino tem uma biodiversidade impressionante.
O bioma é um complexo de 11 regiões que abrange cerrado, floresta amazônica e chaco paraguaio. A variedade de ecossistemas faz com que o destino tenha uma das maiores diversidades de fauna e flora do mundo com centenas de espécies de peixes, aves, mamíferos, répteis e plantas. Declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, seu território está localizado principalmente no Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas também se estende pela Bolívia e pelo Paraguai.
É difícil definir a melhor época para visitar o Pantanal, já que o lugar é belo o ano todo. A escolha vai de acordo com os objetivos de cada turista. A divisão é feita em estação seca e estação da cheia. Na estação seca (de abril a setembro) não há muita chuva, sendo o melhor período para a observação dos animais. A planície alagada se transforma em pequenas poças, a paisagem é árida e o colorido fica por conta da floração dos ipês. Já na estação da cheia (de outubro a março), há muita chuva, deixando o cenário bem verde, as terras têm espelhos d’água e o pôr do sol é ainda mais exuberante.
A hospedagem é feita, principalmente, nas fazendas que, além de terem acomodações muito confortáveis, organizam passeios pela região. Apesar do Brasil ter poucas linhas ferroviárias é possível ir da cidade de Miranda até Aquidauana no Trem do Pantanal, um percurso de 70 quilômetros perfeito para admirar a paisagem. Outra forma de observar os animais é por meio de safáris. O destaque vai para a onça-pintada, o maior felino das Américas, e para o tuiuiú, o pássaro que é o símbolo do Pantanal e pode chegar a até 1,5 metro de altura.
Quem tem tempo de sobra pode aproveitar e esticar a viagem para as cidades próximas como Bonito e Cuiabá, no Mato Grosso do Sul, e a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.
Confira abaixo o que visitar no Pantanal:
– Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense
Safári Fotográfico – Se engana quem pensa que para fazer um safári é preciso viajar para o continente africano. No Pantanal, a observação de animais é um passeio imperdível e os turistas podem ver capivaras, jacarés, porcos-do-mato, veados, sucuris, tuiuiús, tamanduás, onças-pintadas. São mais de mil espécies de borboletas, 80 de mamíferos, 260 de peixes e muitos répteis. O horário ideal para observar uma maior quantidade de animais é de manhã bem cedo. Há diversas agências que organizam tours guiados e os principais trechos percorridos são a Transpantaneira e a Estrada-Parque.
