
Na terça-feira, 29 de abril, em meio à programação da Galeria Visit Brasil Paris, um novo capítulo foi escrito na história do turismo brasileiro. Em um encontro que reuniu líderes do setor em solo francês, a Embratur e a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) firmaram a renovação de seu Acordo de Cooperação Técnica, reafirmando o compromisso com um Brasil que une sofisticação, autenticidade e impacto positivo.
Mais do que cifras ou metas de mercado, o momento representou a consolidação de uma visão: a de que turismo de luxo no Brasil é, cada vez mais, sinônimo de regeneração, diversidade e conexão verdadeira com o território.
Um novo olhar para o luxo
Para além da estética ou do conforto, o novo luxo brasileiro se traduz em experiências transformadoras, que valorizam a natureza exuberante, a sabedoria ancestral de comunidades locais e o cuidado com o meio ambiente.
Essa é a proposta que guia a renovação da parceria entre Embratur e BLTA: promover o Brasil em eventos internacionais — como a ILTM Cannes — com uma identidade clara, que rompe com estereótipos tropicais e apresenta um país plural, inovador e essencialmente sustentável.
“Hoje o Brasil pode caminhar em pé de igualdade com os melhores destinos do mundo na entrega de experiências autênticas de alto nível”, afirmou Camilla Barretto, CEO da BLTA.
Tendências que guiam a nova fase
A cooperação prevê ações focadas em pilares que já reposicionam o Brasil como referência internacional:
- Turismo regenerativo, com projetos que deixam um legado positivo nos destinos;
- Participação ativa de comunidades locais, com foco em troca cultural e inclusão;
- Bem-estar, saúde e autoconhecimento em cenários naturais;
- Ultra personalização de experiências, em pequenos grupos;
- Uso de tecnologia para aprimorar a jornada do viajante;
- E o conceito de luxo essencial — onde o que importa não é a ostentação, mas a atenção aos detalhes, o tempo bem vivido e a autenticidade.
“O Brasil é o destino onde o luxo essencial encontra a rara beleza da diversidade. É a autenticidade de um jantar sob as estrelas na Chapada Diamantina, a sabedoria dos povos originários no Amazonas, a hospitalidade que transforma a viagem em experiência”, resumiu Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Com crescimento acima da média global — os associados da BLTA faturaram R$ 3,12 bilhões em 2023, um aumento de 14% —, o turismo de luxo brasileiro entra em uma nova fase. E essa fase fala a linguagem dos viajantes que buscam mais do que conforto: querem propósito, profundidade e beleza que transforma.
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