Turismo em Miami: confira atrações gratuitas

Miami, nos Estados Unidos, é um daqueles destinos onde é difícil controlar os gastos com tantos outlets e lojas com preços convidativos. Os turistas brasileiros são os principais clientes e, só em 2013, deixaram mais de US$ 1,68 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões) no país. Além das compras, a cidade oferece opções de passeios para todos os gostos, alguns totalmente gratuitos, para que quer se divertir mesmo com o bolso apertado.

O local é efervescente e transborda cultura. Por conta disso, reserva museus excelentes com exposições de artistas de todas as partes do mundo. Alguns deles – como o MSC Museum Galleries of Art + Design e o The Patricia Phillip Frost Art Museum – são sempre gratuitos, mas outros – como o Bass Museum of Art e o Miami Science Museum – abrem as portas em alguns dias do mês sem cobrar entrada. Para observar uma exposição de arte urbana ao ar livre, caminhe pelas ruas do bairro Wynwood, cujos muros tem diversos grafites e intervenções.

Para quem quer curtir a natureza, Miami conta com praias belíssimas com águas mornas e cristalinas. A mais badalada é South Beach, que possui uma infraestrutura completa e está sempre cheia de turistas. Outras ficam dentro de Parques Nacionais e são mais tranquilas, como é o caso de Bayfront Park Beach, situada dentro do Biscayne National Park. Além de se refrescar no mar, é possível acampar, fazer piqueniques e explorar a área verde do local.

Confira abaixo as melhores atrações gratuitas de Miami:

Museus e galerias de arte: Miami está repleta de centros culturais e alguns deles têm entrata gratuita. O MDC Museum Galleries of Art + Design, em Downtown Miami, possui uma enorme coleção de arte moderna, pós-moderna e contemporânea. Já o The Patricia Phillip Frost Art Museum, além de ter exposições inovadoras, é considerado uma obra de arte da arquitetura moderna, com projeto de Yann Weymouth. Alguns outros lugares cobram entrada, mas, em certos dias da semana, abrem suas portas e permitem o acesso gratuitamente. É o caso do Gables Art Walk (toda primeira sexta-feira do mês, de 19h às 22h), do Wolfsonian – FIU Art Museum (todas as sextas-feiras, das 18h às 21h), do Miami Art Museum – MAM (todo segundo sábado do mês, de 13h às 16h), doMiami Science Museum (primeira sexta-feira do mês a partir das 19h) e do Bass Museum of Art (último domingo do mês, das 12h às 17h).

Visitar os bairros multiculturais: a cidade é pulsante e cosmopolita, o que se reflete em seus diferentes bairros. Para quem gosta de arte urbana, Wynwood é uma galeria a céu aberto, com diversos grafites em seus muros, intervenções artísticas e cafés descolados. Por outro lado, visitar Little Havana é como visitar Cuba sem sair dos Estados Unidos. As ruas são coloridas e alegres e possuem estabelecimentos com comidas típicas, músicas e vendas de charutos enrolados à mão. O Design District já foi um bairro desvalorizado e fica bem próximo do centro, mas atualmente está ocupado por diversas galerias de arte, lojas de estilistas renomados e construções modernas.