Turismo em Dublin: o que fazer na capital irlandesa

A Irlanda é um país incrível, cheio de crenças, mitos e com diversas atrações imperdíveis, como a misteriosa Pedra da Eloquência, no Castelo de Blarney. Sua capital Dublin é uma cidade com história milenar e um paraíso da arquitetura georgiana. Já seus habitantes são um capítulo à parte: afáveis, tagarelas e solícitos, são grandes anfitriões, capazes de fazer com que qualquer turista sinta-se em casa.

Dublin é o lar da prestigiosa Guinness, cerveja amada não somente no país, como apreciada, inclusive, em alguns dos melhores pubs londrinos. O Guinness Storehouse é um museu onde os fãs da bebida conhecerão muitas de suas particularidades, como processo de criação, estocagem e transporte.

Erguida junto ao poço onde St. Patrick batizava aqueles que se convertiam ao catolicismo, a Catedral de St. Patrick é a mais longa igreja medieval do país. É um templo marcante, tanto externa como internamente. Em seu cemitério está enterrado Dean Jonathan Swift, autor do romance “As Viagens de Gulliver”.

Fundado em 1592, o Trinity College é o único colégio constituinte da Universidade de Dublin. Faz parte das sete antigas universidades da Grã-Bretanha e da Irlanda, sendo a mais antiga instituição do gênero no país. Um passeio por suas dependências é obrigatório, principalmente porque aqui encontra-se o Livro de Kells, uma relíquia nacional.

Confira, então, algumas atrações obrigatórias desta cidade vibrante:

St. Patrick’s Cathedral: construída em honra ao santo padroeiro da Irlanda, esta igreja, que data de 1220, é uma das poucas edificações medievais ainda de pé na cidade. A fachada da catedral segue um estilo arquitetônico gótico, enquanto seu interior possui ornamentos do século 12. É também uma das mais populares atrações turísticas de Dublin. Abre suas portas diariamente, das 9h30 às 17h e cobra uma taxa de ingresso de € 6 (R$ 20).