O Uruguai, um dos top 10 destinos éticos de 2015, é um lugar encantador. Embora seja menor que o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, única fronteira terrestre do país, esta é uma terra com atrações para todos os gostos, desde a histórica capital Montevidéu, passando por pacíficas regiões bucólicas, até chegar ao agito das praias de Punta del Este. O tamanho reduzido desta nação é perfeito para fazer as famosas viagens “bate e volta”, isto é, aquelas que se realiza ao longo de um mesmo dia.
Uma das melhores experiências desse tipo de viagem é seguramente o pitoresco vilarejo de Colônia do Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no país. A cidade, que desde 1995 é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, foi fundada pelos portugueses em 1680.
E sua localização é privilegiada: às margens do rio da Prata, a duas horas de carro de Montevidéu e a apenas uma hora de barco de Buenos Aires. Isso faz com que Colônia do Sacramento seja, atualmente, um dos principais destinos turísticos do Uruguai, recebendo milhares de pessoas por ano.
Ao contrário das demais cidades do país, Colônia exibe uma arquitetura tipicamente portuguesa. O Bairro Histórico é sua mais antiga localidade, com edificações que datam da época colonial, lamparinas, automóveis antigos e o calçamento pé-de-moleque, composto por pedras irregulares. Passear por suas vielas é como voltar ao tempo.
Por receber um número considerável de turistas anualmente, Colônia tem uma gama de atrações. Confira algumas delas:
Puerta de la Ciudadela: esta porta é, na verdade, uma ponte levadiça que dá acesso à parte murada de Colônia do Sacramento. É aqui que os visitantes começam o circuito de retorno ao passado. Abaixo há um fosso, embora não mais seja coberto por água. A porta, decorada com o brasão português, foi construída no século 18 para proteger a cidade.