TUI Group volta atrás e tenta retomar projeto de nova companhia aérea

a

TUI demorou menos de um mês para voltar atrás

Após uma série de rumores, a TUI Group anunciava em junho a desistência de criar, em parceria com a Etihad e a airberlin, uma companhia aérea focada no segmento de lazer. Não demorou nem um mês para a empresa voltar atrás e anunciar que tentará ressucitar este projeto de formar uma joint venture, desta vez assumindo um papel maior e mais importante do que o originalmente planejado. As informações foram reveladas por fontes familiares ligadas à TUI.

Agora, a TUI estuda se é melhor garantir a parte majoritária ou até mesmo 100% de participação da companhia proposta, que pretendia combinar ativos da Niki pertencente à airberlin e da própria TUIfly. Porém, a relutância da TUI em aumentar a capacidade alemã está no caminho de um possível acordo, disse uma das fontes. O projeto original, que entrou em colapso no mês passado com a Etihad “pulando fora”, levaria a TUI a retomar sua lucratividade e deixaria a Airberlin trabalhar a Niki como uma marca independente.

Na época, a TUI afirmou que um dos motivos para encerrar os planos de criar uma nova companhia tem a ver com o excesso de capacidade no mercado doméstico alemão em particular. Agora, que tudo mudou, a companhia disse que está totalmente aberta a criar parcerias de joint venture que possam melhorar a situação do seu braço alemão dentro do mercado. Representantes de airberlin e Etihad preferiram não comentar.