Site calcula os voos domésticos mais rápidos e mais lentos dos EUA

Agendar um voo nunca foi to fcil, mas complet-lo parece estar se provando cada vez mais difcil.

“Em 2014, os seis milhes de voos domsticos que o governo dos EUA rastreou precisaram de um extra de 80 milhes de minutos para chegar a seus destinos”, Nate Silver o editor do site FiveThirtyEight.com disse em seu website na semana passada.

O site de anlise de dados estava anunciando sua mais nova ferramente de anlise, “Qual voo vai te levar l mais rpido?” (em traduo livre de “Which Flight Will Get You There Fastest? ), um grfico interativo que ajuda usurios a encontrar o voo mais rpido de uma cidade norte-americana para outra.

A ferramenta, que s funciona para voos domsticos dos EUA, usa um algoritmo desenvolvido por Silver para analisar registros de voos reunidos pelo Departamento de Estticas do Transporte (Bureau of Transportation Statistics) de cada grande transportadora norte-americana no curso do ltimo ano para determinar quais companhias areas, aeroportos e voos tem os melhores e piores registros em levar um passageiro de um aeroporto para o outro pontualmente.

Cada voo classificado como rpido, mdio ou lento e recebe a mdia de minutos normalmente adicionados ao voo por conta de atrasos e cancelamentos.

“Nossa anlise dos voos mais rpidos tem dois objetivos: primeiro, serve como um jeito mais fcil de encontrar a linha area ou uma rota particular mais veloz” escreveu Silver em um detalhado post explicando como a ferramenta funciona. “O segundo objetivo encontrar os melhores e piores aeroportos e companhias areas”.

Mas o algoritmo faz mais do que considerar mdias baseadas nas estticas do departamento, ele diz. Consideraes mais sutis, como a distncia a ser viajada, impulsos por correntes de jato –as “jet streams”, que so correntes de ar– e a eficincia da chegada e sada dos aeroportos tambm esto presentes no clculo.

“Nosso mtodo opera pelo mesmo princpio de quando voc est irritado porque seu voo atrasou: quer encontrar algum para culpar”, diz Silver. “Por exemplo, ele reconhece que todas as transportadoras obtm performances piores saindo do aeroporto Chicago O’Hare do que saindo de Honolulu. Levar isso em considerao nos ajuda a comparar companhias areas em um mesmo nvel, algo que as estticas do governo no fazem”.

Para alcanar esse patamar neutro, a ferramenta mostra trs duraes diferentes para cada voo: a primeira uma mdia do tempo que aquele voo levou para chegar de porto a porto por uma rota especfica; a segunda o tempo de voo baseado na distncia e direo da viagem; e a ltima, a durao comum do voo, incluindo atrasos normalmente associados a um aeroporto especfico.

“Nossa medida da performance de uma companhia area se a mdia do tempo de voo bate a durao mais comum desse voo em uma determinada rota. Ns chamamos a diferena de “tempo adicionado”, diz Silver. Os horrios de voos fornecidos pelas companhias areas, que so comumente exagerados, so praticamente ignorados.

Por enquanto, companhias areas menores no esto includas na central de dados do departamento e, por tanto, no aparecem no grfico, que ser atualizado mensalmente usando os dados estatsticos mais recentes do departamento.

Quais companhias obtiveram as melhores e piores notas? De acordo com os clculos de Silver, United e American Airlines so as mais lentas. J Virgin, que obteve uma reduo mdia de sete minutos em seus voos em 2014, provou-se a mais rpida.