Entrada do atrativo “Cajueiro-Rei” em Barra Grande – Divulgação: Lab Turismo
Com uma trajetória de 20 anos à frente da consolidação da Rota das Emoções, que integra os estados do Piauí, Ceará e Maranhão, o Sebrae no Piauí realizou na última sexta-feira (13), na Pousada Villa dos Poetas, em Barra Grande (PI), o Seminário de Turismo que marcou o lançamento do Mapa Estratégico de Ações para o destino. A iniciativa é resultado de uma análise técnica conduzida pelo Sebrae-PI, por meio da consultoria da Lab Turismo, entre março e junho deste ano, que avaliou as potencialidades e desafios nos eixos de oferta turística, mercado e governança.
Com apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Piauí (Setur-PI) e da articulação com entidades locais, a proposta busca posicionar Barra Grande, que faz parte do município Cajueiro da Praia, como um modelo de desenvolvimento turístico sustentável no litoral piauiense, valorizando seus diferenciais naturais e culturais com responsabilidade e planejamento.
O kitesurf é atividade turística famosa na região – Foto: Divulgação
“O seminário marca uma etapa estratégica na qualificação da oferta turística de Barra Grande, reunindo diagnóstico, oficinas participativas e validação de propostas para fortalecer a governança local e elevar a competitividade do destino. Com uma ação estruturada e metodológica, o Sebrae busca alinhar a vocação do território à inteligência estratégica, gestão colaborativa e diferenciação de produto — construindo um destino preparado para atrair mais visitantes, gerar valor aos pequenos negócios e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, afirma Delano Rocha, diretor técnico do Sebrae no Piauí.
Elcio Nunes e Vanessa Baptista (Sebrae-PI), Daniel Oliveira (Setur-PI), Luana Nogueira (Sebrae-PI), Felipe Ribeiro (Prefeito Cajueiro da Praia-PI), Richard Alves (Lab Turismo Consultoria) – Divulgação: Lab Turismo
Reconhecida por suas praias paradisíacas, vocação para esportes como o kitesurfe, gastronomia de excelência e infraestrutura hoteleira consolidada, Barra Grande foi escolhida como foco de atuação para um novo ciclo de desenvolvimento dentro da Rota das Emoções. O estudo contou com oficinas participativas, pesquisa com lideranças locais e análise de dados secundários.
O resultado foi a construção do Mapa Estratégico de Ações para o biênio 2025/2026, apresentado oficialmente durante o evento, que reuniu representantes do poder público, empreendedores, lideranças comunitárias e profissionais do setor para debater as diretrizes do plano e alinhar esforços em prol do crescimento sustentável da região.
“Barra Grande tem se consolidado como um destino com enorme potencial turístico, e nosso papel é contribuir para que esse crescimento aconteça de forma estruturada e sustentável. O plano que apresentamos é fruto de um trabalho técnico detalhado e de escuta ativa com os atores locais, que conhecem e vivem o destino no dia a dia”, destaca Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo Consultoria.
Entre as ações previstas estão: o programa Fortalece Turismo, com foco na capacitação de lideranças e elaboração do Plano Municipal de Turismo; consultorias em inteligência de mercado para empresas locais; oficinas e palestras; ações de fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo; e iniciativas voltadas para a promoção do destino em mercados estratégicos.
“Esse momento é essencial para fortalecer o diálogo entre o setor público e a iniciativa privada. O que está sendo construído agora é fruto do esforço de muita gente que acredita no turismo como motor de transformação, sem perder nossa essência e nossa relação com esse lugar que é tão especial”, celebra Danilo Fiuza, representante do Conselho Municipal de Turismo e a Associação de Empresários e Empreendedores de Cajueiro da Praia (COMTUR).
O seminário representa mais uma etapa no compromisso do Sebrae-PI em impulsionar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, consolidando Barra Grande nas “prateleiras” dos principais destinos nacionais e internacionais.