Greve pede aumento de salário e prejudicará operações em seis aeroportos
Seis importantes aeroportos alemães terão suas operações atrapalhadas, atrasadas ou até mesmo canceladas por conta de uma greve da Vereinte Dienstleistungsgewerkschaft, também conhecida como “ver.di”, marcada para esta quarta-feira (27). Os aeroportos de Frankfurt/Main, Munique, Düsseldorf, Cologne, Dortmund e Hannover estão na mira do sindicato que pede um aumento de 6% no salário dos cerca de 2.14 milhões de trabalhadores.
Em nota, a união afirma que a greve terá um impacto significante nas operações e que espera um grande número de voos cancelados. O Aeroporto de Frankfurt, por exemplo, já terá o seu cotidiado afetado a partir das 8h da manhã, com promessas de paralisação nos serviços até as 15h (horário local), incluindo atividades em solo, check-in, áreas de manutenção e serviços contra incêndios. Em seu website, o próprio aeroporto já afirma que o setor público será o grande responsável por causar “grandes transtornos e cancelamentos de voos” no país.
O Aeroporto de Munique, por sua vez, tem previsão para ter suas atividades afetadas durante o dia inteiro em todas as suas áreas operacionais. O aeroporto confirmou também que já espera uma grande interrupção nos serviços de check-in e no vai e vem de aeronaves, o que pode trazer grandes filas e transtornos para os passageiros. Já o Aeroporto de Cologne terá paralisação durante as 24h desta quarta-feira (27), enquanto o Aeroporto de Düsseldorf sofrerá com a paralisação entre 3h da manhã e 14h.
O Aeroporto de Dortmund também já se manifestou sobre as possíveis greves marcadas para amanhã. Em nota, afirmou que os serviços de solo serão afetados já no começo da quarta-feira, enquanto o Aeroporto de Hannover afirmou que irá enfrentar os transtornos por conta da greve de 4h30 da manhã até as 15h (horário local). A maior e mais imponente companhia aérea da Alemanha, a Lufthansa, já espera grandes transtornos para seus passageiros, da mesma forma que já prevê dezenas de cancelamentos.

