A Ryanair quer enfrentar as companhias on-line de viagens com um novo website que oferecer aos seus 100 milhes de passageiros anuais a comparao de preos de voos, quartos baratos em hotis e descontos em restaurantes em funo da localizao.
A informao foi dada pelo presidente-executivo da companhia area de baixo custo, Michael O’Leary.
A reformulao do site Ryanair.com, desenvolvida por cerca de 200 funcionrios de TI contratados nos ltimos 18 meses, em parte uma estratgia defensiva para evitar que a empresa se torne dependente de sites como Skyscanner.com e Google Flights para as vendas de passagens.
Os planos da Ryanair divergem dos da Lufthansa, que tambm busca direcionar mais clientes para seu prprio site, porm atravs da introduo de uma taxa para reservas feitas usando os sistemas como Amadeus, Sabre e Travelport.
“Queremos nos tornar a Amazon.com das viagens na Europa, com muitos mais servios adicionais: comparao de preos, hotis com preos baixos, descontos em ingressos para futebol, para shows”, disse O’Leary Reuters.
A funo bsica do novo Ryanair.com ser um servio de comparao de tarifas, que vai mostrar os custos dos voos tanto da empresa quanto das concorrentes.
Josep Lago – 1.set.2010/AFP
Avio da Ryanair, companhia de baixo custo europeia, decola do aeroporto de Barcelona em maio
No ms passado, O’Leary entrou em contato com os presidentes da easyJet, Lufthansa, Air France-KLM e a IAG -dona da British Airways e da Iberia- com uma oferta de compartilhar informao em tempo real com os preos das tarifas.
EasyJet e Air France j rejeitaram a oferta. A Ryanair, porm, est considerando no lugar usar ferramentas disponveis na internet para mostrar no seu site os preos das rivais sem que elas precisem dar permisso.
A Ryanair acredita que a ferramenta de comparao de preo essencial para no ficar dependente de outros sites, como o Skyscanner, que, segundo O’Leary, no conseguiu cobrar € 3 por reserva feita na Ryanair.
A receita do Skyscanner vem da publicidade e de cobrar dos clientes uma pequena taxa por fazer reservas em voos de outras companhias.
“Ns precisamos ser cuidadosos. Precisamos estar atentos para no deixar o Google ser o caminho por onde vendemos 50%, 60% ou at 80% das nossas passagens”, disse.
A Ryanair vende 95% dos bilhetes no prprio site, mas um volume significante vem de consultas feitas em outros buscadores.
O Ryanair.com atualmente vende quartos de hotis em parceira com o site Booking.com, do Priceline Group, mas O’Leary disse que a sua empresa quer se tornar uma distribuidora direta de quartos de hotis e cobrar tarifas e taxas menores que concorrentes como o Booking.com e o Hotels.com, da Expedia.
“Ns pensamos ‘por que no derrubarmos servios como o Booking.com, o qual os hotis geralmente odeiam, pois cobram 40% de sua receita e as vendem por 10%?'”, diz.
O site que a Ryanair deve lanar neste segundo semestre tambm vai fornecer recomendaes de hotis, restaurantes e cidades a partir de comentrios feitos pelos usurios, competindo com servios como o TripAdvisor.
O website tambm vai tentar copiar a Amazon.com em coletar informaes detalhadas dos consumidores para enviar ofertas personalizadas por e-mail e aplicativo no smartphone em tempo real, incluindo promoes em lojas e restaurantes.
O app tambm vai oferecer servios aos clientes, como embarque mais rpido, escolha de assento e bagagem extra. Ainda vai levar em conta compras anteriores do viajante, alm de avisar sobre circunstncias como voos atrasados, trfego intenso ou longas filas de embarque”, disse O’Leary.