O projeto prevê a criação de uma governança formada pelo Poder Público, instituições culturais, artistas, moradores, universidades e empresas da região (Alexandre Macieira/Riotur)
A Riotur, em cooperação com a Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Superintendência do Centro e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e em parceria com o Sindicato de Bares e Restaurantes (SINDRIO) e Polo Novo Rio Antigo, promoveu o primeiro seminário pelo Distrito Cultural da Lapa para apresentar ações e lançar um novo planejamento estratégico para a região do Rio Antigo. A ação aconteceu nesta quinta-feira (09) no Theatro Municipal.
O projeto prevê a criação de uma governança formada pelo Poder Público, instituições culturais, artistas, moradores, universidades e empresas da região para elaboração de planos e realização de ações efetivas para o bem-estar e o desenvolvimento econômico e social da região. A Escadaria Selarón, por exemplo, já é o terceiro destino turístico mais citado pelos turistas – sendo comparada frequentemente a Copacabana, Cristo Redentor e Pão de Açúcar.
A região abriga mais de 80 espaços culturais: arenas de shows, casas de espetáculo de pequeno e médio porte, antiquários, galerias de arte, lojas, bares, restaurantes, além de instituições importantes como a Escola de Música da UFRJ, a Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ e o Museu da Imagem e do Som (MIS). A Lapa é também sede de grupos culturais como Intrépida Trupe, Orquestra Petrobras Sinfônica e Tá na Rua.