Baixo Suíça, na Lagoa
O Rio de Janeiro vai ter o prazer de abrigar 52 casas temáticas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. É o momento que profissionais do turismo e público final terão a chance de conhecer mais sobre a cultura, turismo, gastronomia, esporte e negócio de diversos países que participam das competições. As hospitality houses estarão espalhadas pelo Centro (12), Barra da Tijuca (14) e Zona Sul (26) e serão divididas em duas categorias: abertas (25) e fechadas (27), voltadas para autoridades e toda a família olímpica. Veja todos os endereços AQUI.
A Casa do Japão (Jogos Tóquio 2020) vai financiar um ano de programação cultural na Cidade das Artes. A Dinamarca doará kits educativos da LEGO para todos os Espaços de Desenvolvimento Infantil da cidade e uma maquete gigante com pontos icônicos e olímpicos. O país também vai doar 60 bicicletas para a Guarda Municipal.
A Casa da África Rio 2016 está entre as maiores casas temáticas que o público poderá conferir durante os Jogos Rio 2016. Ela será instalada no CasaShopping, na Barra da Tijuca, e funcionará entre os dias 1° e 21 de agosto. Para entrar na casa, o visitante receberá um ingresso em formato de cartão de embarque. Após passar pelo check-in, ele será encaminhado para o Fly to Africa, um simulador de avião com capacidade para 56 passageiros, onde serão exibidos vídeos com informações turísticas e culturais.
Casa da África
A Casa México ficará no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, no Centro, de 4 a 21 de agosto. As exposições e o espaço de convivência serão abertos ao público, que deve chegar a mil pessoas por dia. Serão três as atrações: exposição arqueológica de civilizações pré-hispânicas do Golfo do México – “A magia do sorriso”; exposição interativa sobre a pintora Frida Kahlo – “Frida e EU”; e exposição sobre os elementos gráficos usados durante os Jogos Olímpicos do México e do Rio – “América Latina, os Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016”.
O Coração da Dinamarca também estará no Rio de Janeiro, na praia de Ipanema. De 02 a 21 de agosto, o país promete mostrar o melhor de sua música, produtos e atividades turísticas para todos que passarem por lá. Entre as opções oferecidas pela Dinamarca, estão cartões postais interativos, tentativas do Guiness World Record, tour virtuais pelo destino e muita festa na praia com DJs. O pavilhão ficará aberto de 11h às 22h da noite.
Coração da Dinamarca
A Casa da Colômbia também dará destaque à gastronomia, com café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó. Com outra proposta, a Casa da Austrália vai proporcionar aos visitantes informações sobre turismo e oportunidades para estudar no país, bem como um pouco da vida Down Under (gíria utilizada para os países localizados “embaixo”, da Grã-Bretanha).
Casa da Colômbia
O Comitê Olímpico Português vai trazer para o Rio o Navio Escola Sagres, que poderá receber até 10 mil visitas por dia. A embarcação foi construída em 1937 e ficará atracada na Ilha das Cobras entre os dias 3 e 21 de agosto.
A Alemanha terá duas casas. Na Zona Sul, o Pavilhão OliAle será aberto ao público na Praia do Leblon (Posto 11), de 4 de agosto a 18 de setembro, das 14h30 às 21h30; enquanto a casa fechada, na Barra da Tijuca, será a residência oficial do Comitê Olímpico Alemão.
Casa da Alemanha
Também na Zona Sul, a Austria House – casa temática do Comitê Olímpico da Áustria (ÖOC) – ficará localizada na sede do Clube do Botafogo de Futebol e Regatas, em Botafogo, e funcionará de 5 a 21 de agosto, das 10h às 21h, com entrada gratuita. O local será um espaço público de aproximadamente 800 metros quadrados, com capacidade para receber 450 visitantes na área pública e 250 convidados na área VIP. Os visitantes poderão conhecer a hospitalidade austríaca, ouvir músicas típicas, e desfrutar de especialidades culinárias da Áustria.
Casa da Àustria
O Club France será instalado em meio ao charme da pista de corridas de cavalos perto da Lagoa Rodrigo de Freitas. A Casa da Jamaica, na Gávea, promete muito reggae. Já o Catar vai transformar o edifício histórico da Casa Daros em um típico mercado árabe, onde será possível desfrutar de shawarmas (prato servido no pão sírio com legumes e outros acompanhamentos) e se pintar com henna. A Dinamarca, em Ipanema, irá exibir um modelo em grande escala de uma construção feita inteiramente de legos.
Casa do Catar
Já na Casa da Suíça, os visitantes poderão patinar no gelo em uma pista de 200 metros quadrados e degustar chocolates, raclette e outras iguarias. O espaço será montado na Lagoa, onde também funcionou o Baixo Suíça durante a Copa do Mundo de 2014. Entre as atividades oferecidas estão piqueniques, transmissão dos jogos ao vivo em uma tela gigante, e um globo de neve simulando os Alpes.
Casa da Suíça
O Brasil, país anfitrião, terá sua casa em dois antigos armazéns na Região Portuária – próximo ao Boulevard Olímpico -, onde os visitantes poderão provar café, chocolate, cachaça e vinho brasileiros, além de contar com simuladores de realidade e atividades esportivas.