Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta
De janeiro a março, a península de Samaná, no nordeste da República Dominicana, vê chegar os visitantes mais aguardados desse destino do Caribe.
É nesse período que acontece a temporada de observação de baleias jubarte, cetáceos de 40 toneladas que migram das regiões frias do norte até as águas cristalinas e mornas de Samaná para o ritual de acasalamento e reprodução.
Divulgação
Baleias jubarte, em Samaná, na República Dominicana
Com a chegada das baleias, o destino vê aumentar a demanda por serviços turísticos e a ocupação hoteleira, durante a temporada de observação, entre os dias 15 de janeiro e 31 de março.
Localizada na costa nordeste da República Dominicana, a península de Samaná é conhecida por suas praias isoladas e com recifes de coral, onde Cristóvão Colombo teria chegado para a conquista do Novo Mundo, anos antes da região se tornar endereço de piratas, ser tomada por Napoleão Bonaparte e receber escravos americanos liberados.
Divulgação
Samaná, no nordeste da República Dominicana
O local tem acesso pelo Aeroporto Internacional El Catey (AZL), em Samaná, ou em viagens terrestres de duas horas, a partir da capital Santo Domingo.