Não há mais desculpas para ficar em casa. No próximo dia 15 de maio, 16 albergues da rede Hostelling International oferecem diárias a R$ 1. A promoção acontece há alguns anos e tem como objetivo comemorar o dia do nascimento de Richard Schirmann, professor alemão e fundador do “movimento alberguista”.
Richard acreditava que a experiência e a observação eram formas muito mais interessantes de transmitir conhecimento e por isso organizava diversas excursões e caminhadas com seus alunos. Em um desses passeios, a turma foi pega por uma tempestade, mas conseguiu abrigo em uma escola. Foi quando o professor alemão teve a ideia de criar espaços com dormitórios coletivos a preços acessíveis para que mais jovens pudessem ter essa experiência.


A Pedra Furada é uma das mais famosas atrações de Jericoacoara ( Wilggold B Schaffer)
O movimento cresceu e se diversificou. Hoje os hostels são uma alternativa de hospedagem mais acessível que as pousadas e hotéis, sem deixar de oferecer conforto e qualidade. A maior parte dos hostels possui quartos coletivos e privados, além de espaços de uso comum como cozinha e área de lazer, o que faz com que esse tipo de hospedagem seja procurado também por aqueles que buscam um ambiente acolhedor e internacional.
Para ter direito à diária de R$ 1 é preciso se hospedar em quarto compartilhado e ser um associado Hostelling International (veja como nesse link). A promoção inclui roupa de cama e café da manhã.
Veja abaixo a lista dos hostels participantes:
Alagoas
Maceió Hostel e Pousada – Maceió
Ponta Verde Hostel – MaceióAmazonas
Amazon Adventure Hostel – Manaus
Amazon Mamori Hostel – Mamori
Ceará
Jeri Brasil Hostel – Jericoacoara
Distrito Federal
Hostel 7 – Brasília
Goiás
Catavento Hostel – Alto Paraíso de Goiás
Hostel Rua Direita – Pirenópolis
Hostel 7 Goiânia – Goiânia
Paraíba
Manaíra Hostel – João Pessoa
Tambaú Hostel – João Pessoa
Paraná
Hostel Continente – Paranaguá
Rio de Janeiro
Cidade Maravilhosa Hostel – Rio de Janeiro
Copa Hostel – Rio de Janeiro
Búzios Hostel – Búzios
Santa Catarina
Ilha de Santa Catarina – Florianópolis