RADAR M&E: Delta aumenta capacidade e Etihad encerra operações no Brasil

radar _ V1Com a alta temporada do hemisfério sul chegando, as companhias aéreas internacionais já decidem as estratégias de atuação para o fim do primeiro trimestre de 2017, período em que começa a baixa temporada, o verdadeiro aquecimento para alta temporada de verão do hemisfério norte. Como de praxe, o ME traz a cada semana as principais notícias com relação a movimentação de aeronaves, criação e cancelamento de voos, entre outras.

Confira abaixo o que é destaque na movimentação semanal da aviação comercial das Américas.

DELTA                 Delta aumenta oferta de assentos entre Orlando e Guarulhos no 1° trimestre de 2017

Uma mudança sutil fará a Delta Air Lines oferecer mais assentos semanais entre o Aeroporto Internacional de Orlando/MCO e o Aeroporto Internacional de Guarulhos/GRU Airport a partir do ano que vem. Entre os dias 15 de janeiro e 24 de março de 2017, sai de cena o B767-300ER para a entrada do B767-400ER nas operações diárias. Os voos DL197 e DL196 permanecem inalterados, mas ganham 20 assentos a cada perna. Com isso, serão 140 assentos adicionais partindo de São Paulo e de Orlando, um total de 280 assentos a mais por semana no período.

AMERICAN                                         B787 Dreamliner segue escalado entre Chicago e Londres

A American Airlines decidiu expandir as operações do B787-8 entre Chicago O’Hare e Londres Heathrow. Com isso, a temporada de inverno do hemisfério norte contará com as operações do moderno Dreamliner até o dia 15 de fevereiro de 2017, exceto entre os dias 19 e 30 de janeiro de 2017. Os horários dos voos permanecem inalterados.

EMIRATES                                                Expansão estratégica de codeshare nos Estados Unidos

Uma jogada de mestre fará a Emirates capilarizar ainda mais as suas operações no espaço aéreo norte-americano. A partir do dia 15 de dezembro, a companhia passa a operar a rota entre Dubai e Fort Lauderdale, na Flórida, com aeronaves B777-200LR. Isto já não é novidade. No entanto, a aérea acaba de anunciar a expansão do seu acordo de codeshare com a JetBlue Airways a partir de qual aeroporto, adivinhem: Fort Lauderdale. Com isso, mais 26 destinos nos Estados Unidos passam a receber o código de voo EK da Emirates.

ETIHAD                                                                 Fim das operações na América Latina

Como adiantado pelo ME, a Etihad Airways já encerrou as reservas para seus voos entre Abu Dhabi e São Paulo, rota que será extinta no dia 26 de março de 2017. Com isso, passa a não operar mais na América Latina. Até a data estipulada, os voos EY191 e EY190 permanecem sendo realizados normalmente por aeronaves A340.

AER LINGUS                                                         Operações irlandesas em solo norte-americano

Mais uma low-cost europeia decidiu se aventurar no mercado norte-americano A partir do dia 01 de setembro de 2017, a irlandesa Aer Lingus inicia operações entre Dublin e Miami, com três frequências semanais servidas por A330s. A companhia passa a operar o voo EI141, que deixa Dublin ás 15h00 e chega em Miami às 19h15, e o voo EI140, que deixa Miami ás 21h10 e chega em Dublin às 10h35 do dia seguinte (hora local).

KOREAN AIR                                    38 voos diários para os Estados Unidos durante a alta temporada

A Korean Air parece bastante animada com suas operações internacionais transpacíficas. Tanto é que durante a alta temporada de verão 2017 do hemisfério norte, a companhia vai operar 38 voos semanais entre Seoul Incheon e Los Angeles, San Francisco e Seattle. Para se ter uma noção do fluxo de turistas, será preciso retomar a terceira operação diária para Los Angeles e retomar os voos diários para Seattle.