Paraty é um destino próximo ao Rio de Janeiro que, além de muito romântico, é recheado de eventos e festivais o ano todo. Caminhar pelas ruas de paralelepípedo admirando as casinhas do centro histórico já é um passeio que vale por si só, mas estar lá é também uma oportunidade para conhecer mais do que a arquitetura. O Catraca Livre foi ao Poço do Tarzan para mostrar esse passeio lindo, barato e muito próximo do centro.
Créditos: Ricardo Gaspar
O Poço do Tarzan é um passeio lindo e muito próximo do centro histórico de Paraty
Tem duas formas básicas de chegar lá: ônibus e vans, que saem da rodoviária e custam R$ 4,25, ou táxi, que custa uns R$ 100 ida e volta – honestamente, demora 20 minutos até lá e é um abuso esse valor, mas se conseguir negociar e estiver em 4 pessoas, pode valer a pena.
Ir de ônibus é bem fácil. Basta pegar os que vão em direção à Penha e pedir que o motorista avise quando chegar próximo à Cachoeira do Tobogã, aos pés da Igreja da Penha. À cachoeira é bonita e vale ir, mas em geral fica muito cheia por ser um passeio mais turístico. O Poço do Tarzan fica ao lado e é muito mais tranquilo.
São 5 minutos de caminhada bem leve, sendo que a única subida é feita por uma escada. Chegando lá, uma ponte linda de madeira completa o visual. Lembre-se que ela é bem delicada, então o ideal é passar duas pessoas por vez e nada de pular ali no meio.
O lugar tem a estrutura de um bar com banheiro e até música ao vivo na hora do almoço. Serve pratos, porções, sucos e cervejinha com preço ok. A queda d’água é pequena, mas o poço é extenso. Dá para nada, saltar da pedra mais alta, curtir uma massagem nas costas com a cachoeira e ser feliz. Água gelada, como deve ser, e revigorante!
Vale a visita! (:
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena noturna e fervida por natureza.