Ponte Pênsil do Engenho Central é uma das principais paisagens de Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)
Piracicaba (SP) vai pedir verba do governo estadual para concorrer à categoria de município de interesse turístico. A decisão foi tomada após o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDDT) da cidade ter sido aprovado pelo Legislativo, no início de junho. Até o final do mês, toda a documentação será entregue ao estado.
O Projeto de Lei Complementar 32/2012, aprovado pelo estado, em abril, prevê que 140 novas cidades sejam beneficiadas com os recursos do Fundo de Melhorias das Estâncias e receberão o título de município de interesse turístico. Segundo a Secretaria de Turismo, Piracicaba atende a todos os parâmetros estabelecidos para concorrer ao status.
Entre os critérios que a cidade precisa atender para concorrer ao título e usufruir da verba, estão a existência de serviços de alimentação, transporte, segurança, recepção, informação, meios de hospedagem e serviço médico emergencial.
Além do Conselho Municipal de Turismo, a cidade precisa ter atrativos turísticos como acessibilidade, abastecemento de água potável, coleta de resíduos sólidos e infraestrutra para atender às populações fixas e flutuantes.
Plano
O PDDT foi desenvolvindo em parceria Prefeitura de Piracicaba com o curso de turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de são Paulo. Além do poder público, o plano envolveu a sociedade e representantes do setor como restaurantes, hotéis e agências de viagem, para ordenar políticas públicas e planejar estratégias que contribuam com o desenvolvimento das atividades turísticas na cidade.
O diagnóstico inicial, realizado de agosto de 2012 a abril de 2013, foi feito através de pesquisas, visitas técnicas, entrevistas, observação, levantamento de dados e aplicação de questionários para estudo de demanda turística.
Rua do Porto do Porto, em Piracicaba, é o principal ponto turístico do município (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Campus da USP em Piracicaba também é um dos atrativos turísticos da cidade (Foto: Araripe Castilho/G1)