Neste temporada de verão, não há nada melhor do que se aventurar entre as águas de cachoeiras pelo Brasil. Seja nos cânions do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, nas quedas e trilhas do Parque Nacional do Itatiaia, nas piscinas naturais do Parque Estadual do Ibitipoca ou entre as trilhas históricas do Caminhos do Mar – cujo uso público é operado pela Parquetur em parceira com o órgão gestor –, há opções para todos os gostos e idades.
Em Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca é um convite ao contato direto com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas e campos rupestres que integram circuitos que podem ser percorridos pelos visitantes de forma guiada ou autoguiada, com rotas sinalizadas e pontos de banho.
“De um lado, a visita autoguiada dá ao turista a liberdade de explorar, fazer seu lanche e piquenique, desde que recolha todo o lixo gerado; de outro, o parque possui uma lista de guias credenciados que pode ser disponibilizada para consulta e contratação direta do serviço. É uma possibilidade de incrementar a experiência com explicações sobre a fauna, flora e a história da região”, diz a bióloga Rafaela Amaral. Ela complementa que, mesmo em visitas autoguiadas, é essencial seguir as orientações dos guias, especialmente sobre questões de segurança. “O nível da água, por exemplo, é algo que demanda atenção e, embora ele seja acompanhado todo o tempo, os guias dão dicas práticas como saber identificar nas próprias pedras”, diz.
No Rio de Janeiro, o Parque Nacional do Itatiaia carrega o título de mais antigo do Brasil, reunindo montanhas altíssimas, trilhas desafiadoras, cachoeiras e poços naturais. Tanto a parte baixa, com quedas como Véu de Noiva e poços refrescantes como o Itaporani, quanto a parte alta, com lagos e formações rochosas impactantes, oferecem opções de passeio para toda a família, de experiências tranquilas a aventuras mais intensas. “Bastante água, roupas de proteção UV e calçado apropriado são itens indispensáveis para o clima de montanha e os encontros com cachoeiras surpreendentes”, recomenda Rafaela.
Vem do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros o espetáculo das águas goianas, com cachoeiras de diferentes estilos — desde corredeiras suaves para crianças até saltos impressionantes cercados por formações rochosas. “A Chapada é democrática. Tem corredeiras para crianças e poços rasos que tornam o banho seguro para toda a família. Ainda assim, é preciso muita atenção ao nível da água, que pode subir após chuvas intensas”, diz Rafaela Amaral.
Em São Paulo, o Caminhos do Mar, em meio à Mata Atlântica, mescla natureza, história, adrenalina com a Tirolesa Voo da Serra e, além das trilhas autoguiadas, há possibilidade de atividades como canoagem, que são realizadas no reservatório Rio das Pedras. “O parque também possui uma cachoeira para banho”, complementa Rafaela.
LEIA TAMBÉM:
Monã Hotel Teresina lança programa exclusivo para fomentar conexão com a comunidade local




