A OMT (Organizao Mundial de Turismo) disse nesta segunda-feira (16) que os ataques terroristas de sexta-feira (13) na Frana marcaro um precedente no turismo mundial, como aconteceu com os ocorridos nos Estados Unidos em 2001.
“Os graves fatos acontecidos em Paris marcaro um antes e depois nas medidas que os pases devem tomar para a proteo das pessoas que viajam, como ocorreu com o 11 de setembro”, declarou o diretor-executivo de Relaes com os Membros da OMT, Carlos Vogeler, durante a inaugurao do 1 Congresso sobre Turismo e Segurana da regio centro-americana, em San Salvador.
Vogeles disse imprensa que os incidentes na capital francesa se somam aos ocorridos na Turquia, Tunsia e em “vrios lugares do mundo” que tm “atrativos tursticos”.
” evidente que o turismo um fenmeno global que envolve o movimento de milhares de pessoas e portanto no imune a este tipo de golpes e altamente vulnervel”, disse o representante da OMT.
Vogeles acrescentou que para adaptar-se s mudanas nas medidas de segurana ser necessrio o equilbrio em oferecer “destinos tursticos agradveis” e que garantam a “segurana necessria”.
“A partir de agora, os destinos tursticos vo ter de incorporar a segurana como um elemento a mais que oferecem ao turista”, acrescentou.
Por outra parte, Vogeler garantiu que estes ataques no desencadearo uma recesso neste setor na Europa porque “o turismo tem uma capacidade de recuperao muito grande”.
“Partimos do pressuposto que o ocorrido na Frana pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento, e as pessoas simplesmente no esto dispostas a ficar em suas casas por isso”, concluiu