Segundo dados do Decolar.com, os pacotes dinâmicos tiveram crescimento de vendas de 68% em 2015, e representa 90% das compras de pacotes. Segundo Fernando Tanaka, gerente de Cross Selling, uma série de fatores influenciaram no incremento. “Hoje o consumidor esta em busca de soluções mais completas. Eles planejam melhor suas viagens, tem ideia do quanto irão gastar e como irão pagar”, disse.
Assim, com essa opção os usuários podem montar a sua viagem de acordo com a sua necessidade, além de ser fácil e rápido, tem parcelamento em até 12 vezes sem juros. É possível combinar voo + hotel e, ainda, comprar seu passeio para o destino escolhido – como tickets para os parques – deixando a viagem mais completa.
Para Tanaka, os descontos do site são outro atrativo que motivam a tomada de decisão da compra. “Temos acordos diferenciados com fornecedores que podem traçar uma melhor estratégia de acordo com a demanda. Além disso, a autonomia do cliente é um fator decisivo para a compra”, comentou.
A combinação mais vendida em 2015 dos pacotes dinâmicos foi hotel + voo (80,3%), seguido de hotel + auto + voo (9,1%), auto + voo (6,6%) e demais. Entre os destinos nacionais lideram a lista Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Foz do Iguaçú (PR). Já no internacional estão Orlando (FL), Buenos Aires (AR) e Punta Cana (MX).
Desde janeiro de 2016, os pacotes dinâmicos foram inseridos no móbile, que hoje representam 30% das vendas de pacotes para a Decolar.com. “Entre os meses de fevereiro e março, as vendas desse produto já registraram 20% do total e a estimativa é que o volume aumente, já que os smartphones serão em pouco tempo um dos principais dispositivos do mercado”, finalizou.