O Monument Valley é uma reserva tranquila e isolada entre os Estados do Arizona e Utah. Um dos locais mais fotografados e inspiradores dos Estados Unidos, é facilmente reconhecido por ser um cenário icônico de desenhos animados, trazendo à tona lembranças da infâncoa. E não é só a beleza e grandiosidade do lugar que impressiona os viajantes. Sua importância turística também se deve ao fato de ter sido cenário de incontáveis filmes de faroeste.
Moritz Zimmermann/Wikimedia Commons
Vista panorâmica de Monument Valley a partir do Centro de Visitação
Nos gigantescos platôs estéreis se destacam íngremes torres de arenito, que variam entre 120 e 300 metros de altura. Esculpidas durante séculos pela ação dos ventos, os monumentos rochosos colorem a região em belos tons de vermelho e produzem gigantescas sobras no chão desértico, enquadrados pelas nuvens que dançam no céu. A experiência de estar ali, sentindo e respirando tal obra-prima natural, é tão grandiosa quanto o próprio cenário.
O vale está localizado a cerca de quatro horas da cidade de Flagstaff, em uma das maiores tribos indígenas americanas, a Nação Navajo. A visita pode começar pelo Centro de Visitantes e seguir caminho para apreciar as famosas rochas Buttes Mitten e Merrick Butte, ícones do Monument Valley.
Até um certo ponto do caminho, visitantes podem conhecer o local sem a presença de um guia, seja de carro, jipes ou trilhas a pé. Depois, é necessário o acompanhamento de um guia turístico navajo, e pode ter certeza que vale a pena. Eles conhecem o local como ninguém, te mostram os melhores panoramas para observação e fotos, além de fornecerem informações importantes.
Averette/Wikimedia Commons
Vista do Monument Valley a partir de Utah, com a Route 163
Além de tours de carros ou trilhas, é possível fazer passeios a cavalo e fantásticos voos de balão para conhecer a área de um ângulo totalmente inusitado.
Na hora do almoço, experimente uma típica cozinha navajo, no restaurante dentro do hotel The View, e aproveite para passar na loja de presentes e levar uma lembrança desse espetacular cartão postal americano. É possível também observar um pouco da cultura indígena ao longo da estrada, onde são vendidos artesanatos e souvenires.


Foto: Divulgação/Visit Arizona
Mesmo com o clima quente do verão, a temperatura é amenizada pela aridez e alta altitude local. Durante o inverno a temperatura cai e é possível presenciar uma neve fina que derrete em um dia ou dois.
Divulgação/The View,
Fachada do hotel The View, que tem a melhor vista do Monument Valley
Há várias opções de hospedagem para os turistas na cidade mais próxima, chamada Kayenta, ou dentro da própria reserva, no hotel The View, que tem a melhor vista possível dentro do Monument Valley (lembre-se que, por sua excelente localização, o hotel é bastante concorrido e deve ser reservado com bastante antecedência). Para quem gosta de um contato ainda maior com a natureza, também existem locais para acampar e estacionar trailers e motor homes.