As prximas temporadas de cruzeiros tero novos gigantes pelos mares.
Na ltima segunda-feira (22), a MSC realizou a cerimnia de corte do ao (etapa simblica no comeo da construo) da primeira de duas embarcaes da srie Seaside.
Segundo a empresa, a ideia que passageiros (at 5.180 pessoas) tenham deques, restaurantes e “promenades”, os corredores internos, mais prximos linha d’gua.
Nos navios que vm ao Brasil hoje, a distncia mnima entre esses pontos e a superfcie da gua de 40 metros; nos Seaside, deve baixar para pouco mais de 20 metros.
“Inovaes em ambientes internos j so conhecidas, h at cinema 4D nos navios. Resolvemos apostar nas reas externas, no contato com o mar e o horizonte”, diz Adrian Ursili, diretor da armadora.
As vendas de pacotes para cruzeiros no Seaside comeam em novembro –mas as viagens s sero feitas em 2017.
No mesmo ano, deve entrar em navegao o MSC Meraviglia, com capacidade para 5.700 passageiros.
Meganavios esto em voga por uma tendncia de mercado de explorar ganhos de escala, especialmente em mercados em crescimento, como o Oriente Mdio, ou em recuperao –caso do Caribe.
A Royal Caribbean iniciou na semana passada o acabamento do Harmony of the Seas. Ele deve fazer seu cruzeiro inaugural, na Europa, em maio do ano que vem, com 5.479 pessoas a bordo.
J a Carnival Corporation, do grupo Costa, fechou neste ms um contrato para construir quatro meganavios, movidos a gs natural, para 6.600 hspedes cada um.
No h previso de esses navios virem para temporadas brasileiras –por obstculos que vo da profundidade dos portos a questes tarifrias.