A Amadeus, empresa especializada em TI para a indstria de viagens, lanou, nesta quinta-feira (23), uma pesquisa sobre o futuro das viagens, com foco no perfil dos turistas na dcada de 2030.
O estudo, feito em parceria com a Future Foundation, de deteco de tendncias, ouviu especialistas do setor em 12 pases –entre eles, Brasil, EUA, Alemanha, ndia, China e Austrlia.
A ideia foi atualizar uma pesquisa concluda em 2007 que definiu quatro perfis demogrficos que turistas teriam em 2020: de idosos ativos, famlias globais, profissionais itinerantes e executivos internacionais.
Desta vez, a concluso ampliou para seis as “tribos” de viajantes que povoaro aeroportos e destinos daqui a 15 anos, com base em valores e estilo de vida que ganharo relevncia na populao mundial.
Para o estudo, turistas se dividiro nos seguintes grupos –alguns deles j identificveis desde os dias de hoje:
- Buscadores de capital social: pessoas que vo viajar com base em recomendaes de usurios de sites de viagem
- Puristas culturais: gente que busca o turismo de experincia, v as frias como oportunidade de mergulhar em uma cultura extica
- Viajantes ticos: turistas que devem priorizar atividades sustentveis, que tenham baixo efeito ambiental ou um impacto positivo nas comunidades locais
- Buscadores de simplicidade: pessoas que vo optar por pacotes de viagem, evitando gerenciar detalhes das frias
- Viajantes por obrigao: esse grupo, formado por gente que viaja por causa de um propsito especfico, como trabalho, apoiar seu turismo na tecnologia para evitar aborrecimentos
- Caadores de recompensa: interessados em viagens recompensadoras, com experincias premium