MRJ90 foi apresentado ao mundo em outubro de 2015
Cerca de seis meses após anunciar a sua entrada no mercado comercial de aviação, a Mitsubishi Aircraft Corporation afirmou nesta semana que iniciará os testes de voo dos MRJ70 e MRJ90 nos Estados Unidos ainda este ano. A mais nova concorrente da Embraer agora depende da permissão dos órgãos reguladores japoneses e estadunidenses para poder iniciar todos os procedimentos padrão do teste das aeronaves em solo norte-americano. O primeiro voo foi realizado em novembro, no Japão, pela aeronave modelo MRJ90.
Embraer ganha uma nova concorrente
Caso tudo dê certo, a expectativa é que a Mitsubishi inicie os testes já no começo do segundo semestre, com previsão de término ainda no primeiro trimestre de 2017. Para realização de todos os procedimentos – a fim de conquistar a tão esperada certificação e, deste modo, ter a permissão de operar nos maiores mercados do planeta – a Mitsubishi planeja levar quatro unidades de teste MRJ90s.
A primeira aeronave (FTA-1) já tem 44 horas de voos acumuladas em 22 testes realizados no espaço aéreo japonês, enquanto o FTA-2 já está em fase final de preparação para realizar o primeiro voo no Japão ainda este mês. Ambos devem ser os escolhidos para realizar os testes também nos Estados Unidos, mais precisamente em Washington, cidade em que será o aeroporto base de testes.
Caso as duas primeiras aeronaves de teste (FTA-1 e FTA-2) se dirijam mesmo aos Estados Unidos, as outras duas (ainda em desenvolvimento) devem seguir o mesmo caminho já no fim deste ano. Para a Mitsubishi, é de extrema importância trazer as aeronaves para realizar testes no espaço aéreo norte-americano por conta do número de voos teste ser mais flexível.
Enquanto o Japão só autoriza dois voos por dia relacionados a teste, nos Estados Unidos diversos são realizados diariamente. E é bom começar logo estes testes mesmo, caso não queria adiar novamente a entrega da primeira aeronave para All Nippon Airways, agora marcado para meados de 2018. Até o momento, a Mitsubishi tem 223 ordens firmes para o MRJ90.