M&E Play: empreendedorismo é quarto maior sonho do brasileiro

 

Alan Claumann, coordenador de turismo do Sebrae

Alan Claumann, coordenador de turismo do Sebrae

No painel de empreendedorismo do ME Play, foi lembrado da necessidade de investir em sonhos e em capacitação deles. Participaram do painel, Guilherme Paulus, presidente da CVC,Enio Duarte Pinto, gerente nacional do Sebrae e Luigi Rotunno, presidente da Associação Brasileira de Resorts (ABR).

Dados comprovam o interesse do brasileiro na área de empreendedorismo. Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2015, apontou que o quarto maior sonho dos brasileiros é a obtenção do seu negócio próprio (39%). Outro estudo do G20 comprova que o Brasil é o país que mais tem empreendedores no mundo com 21% dos profissionais atuais ligado á algum comércio.

O gerente nacional do Sebrae, Enio Duarte Pinto salientou a importância de um profissional que se torna culturista. ”Havia muita estigma sobre o trabalhador especialista e generalista, contudo devemos buscar ser culturistas, para que os outros profissionais se incentivem com nosso trabalho”, contou.

Já o presidente da presidente da Associação Brasileira de Resorts (ABR), Luigi Rotunno comentou sobre as mudanças do consumo do turismo apos a revolução tecnológica. “Antes consumíamos por meio do impresso com informativos em vários idiomas e a ideia de viajar era ligada a necessidade de fugir. Hoje observamos uma mudança de comportamento com o uso de material digital, aplicativo tradutor, viaja para contar”, lembrou.

Para Roberto Sekiya, subsecretário de empreendedorismo do Estado de São Paulo. No estado existem mais de 2 milhões de 200 mil representantes de micro e pequenas empresas representando 27% do PIB. “Existem dezenas de fundos de amparo para o micro empreendedor continuar conquistando e aumentando sua notoriedade no mercado”, contou.