Os deputado Herculano Passos (PSD-SP), Otavio Leite (PSDB-RJ) e Professor Sérgio Oliveira (PSD-PR), com representantes do trade, visitaram a Vila dos Atletas, o Parque Olímpico e se reuniram com os organizadores dos Jogos Foto: divulgação
Os deputados da Comissão de Turismo da Câmara Federal visitaram as obras e ações dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 na última sexta-feira (11). Mais de 98% das obras no Rio de Janeiro estão prontas para receber turistas.
Faltando dois meses para o evento, não existem mais obras de grande porte para serem realizadas, segundo a Comissão. Para o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro de Carvalho, a promoção dos Jogos tirou do papel obras estruturais que talvez nunca fossem realizadas ou que demorariam para serem feitas.
“Não é só um evento esportivo, mas a chance de renovar e reinventar uma cidade. O Rio ganhou o direito de realizar os Jogos 2016 perante seus concorrentes, como Madri e Tóquio, porque essas cidades já estão estruturadas e o antes e depois não seriam muito diferentes, mas para o Rio foi a oportunidade de realizar muito projetos que estavam engavetados”, disse Monteiro.
Para receber os turistas e as delegações, a rede hoteleira da cidade foi duplicada, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi implantado e também foi construído o metrô até a Barra da Tijuca, onde acontecerão 50% das disputas.
Pela primeira vez, uma vila de atletas foi 100% financiada com recursos privados. Após as Olimpíadas, a empresa que construiu os 3,6 mil apartamentos onde os esportistas ficarão hospedados irá vender os imóveis. Algumas arenas serão transformadas em escolas e locais de disputas, como o Parque de Esportes Radicais, em Deodoro, que será aberto à comunidade.
Roteiros turísticos – A Secretaria de Turismo organizou alguns roteiros para os turistas que chegarão ao Rio. Entre os dias 01 de agosto a 20 de setembro, serão realizados passeios guiados a partir de pontos específicos do Rio. Eles poderão ser agendados nos 16 postos de informações turísticas espalhados pela cidade.
A menos de 15 quilômetros de distância do Rio, a cidade de Niterói também terá espaço para receber turistas. Lá foi montada uma área para estacionamento de motorhome. “Na Copa muitas pessoas vieram de carro, dispostos a dormir em barracas na praia. Para evitarmos esse cenário, disponibilizamos esta área com pontos de luz e banheiros, acomodando melhor quem não for ficar hospedado em hotéis”, informou o Secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Pedro de Mello.