Depois de um 2016 conturbado, que incluiu fatores como Impeachment, indefinição sobre a alíquota do IRRF e desvalorização do real, o mercado de viagens internacionais começa a apresentar a recuperação prevista pelo setor no início do ano. Um dos principais fatores para este crescimento está na desvalorização do dólar, que variou neste primeiro semestre de R$3,06 a R$3,31. Já na primeira metade do ano passado a moeda americana operou a maior parte do tempo acima dos R$3,50 e chegou ao pico de R$4 entre janeiro e fevereiro de 2016.
O avanço dos números em diversos segmentos do Turismo evidenciou a volta do mercado de viagens internacionais. Entre eles os gastos de brasileiros no exterior, aumento da oferta, crescimento do número de turistas brasileiros em diversos países e principalmente o resultado das operadoras neste primeiro semestre. Confira os dados.
GASTOS NO EXTERIOR
Gastos de brasileiros no exterior atingiram o maior patamar para um mês de maio nos últimos três anos
Um dos fatores que evidenciam esta retomada é o crescimento de 34,4% dos gastos de brasileiros no exterior, atingindo em maio o patamar de US$ 1,49 bilhão, contra US$1,11 no mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Banco Central. O valor foi o maior para um mês de maio desde 2014, ou seja, dos últimos três anos.
TURISTAS BRASILEIROS NO EXTERIOR
Portugal espera receber o maior número de turistas brasileiros de sua história
De acordo com dados da Atout France, a França registrou um crescimento de 25,6% entre janeiro a março, e tem perspectivas de chegar 50% nos próximos meses. Os números do mercado brasileiro nos meses de novembro, dezembro em janeiro também foram animadores para o turismo da Suíça. De acordo com dados do Switzerland Tourism houve um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2015/16.
Outros destinos a apresentar aumento do número de brasileiros foram Uruguai, com 35% nos primeiros quatro meses do ano, e Reino Unido, que entre janeiro e março recebeu 53 mil visitantes de brasileiros um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas o destaque foi Portugal, que teve um aumento de 67% e vive a expectativa de que 2017 seja o melhor ano da história em número de brasileiros.
AUMENTO DA OFERTAS
Azul dobrou a oferta no trecho Recife/Orlando
Um dos principais termômetros desta retomada internacional está demanda por voos internacionais, que apresentou crescimento de 11,98% em maio, em comparação com 2016, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O número corresponde somente às empresas brasileiras.
A solicitação de voos também foi destaque. A Azul, por exemplo, dobrou a oferta no trecho Recife/Orlando e chegou a 100 mil passageiros transportados na rota São Paulo/Lisboa. A Latam por sua vez lançou o voo Rio/Orlando e ainda contou com aumento de freqüência para a África do Sul e Peru. O aumento de oferta também foi destaque na Copa, Aeroméxico e Emirates, esta última com a inclusão do A380, maior avião de passageiros do mundo.
De acordo com a última atualização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), são 37 companhias aéreas operando voos internacionais do país, chegando a cerca de 30 países de maneira direta, oferecendo mais de 200 mil assentos semanalmente para fora do Brasil.
RESULTADO DAS OPERADORAS
CVC registrou crescimento de mais de 20% no internacional
De acordo com dados da Braztoa, somente no primeiro trimestre, há operadoras com vendas entre 40% e 50% acima do mesmo período do ano passado. Líder de mercado, a CVC apresentou em seu balanço do segundo trimestre um crescimento de 14% em reservas confirmadas e de 15% em reservas embarcadas, ocasionado pelo forte avanço do segmento internacional, que registrou uma evolução de mais de 20%.
Já a New Age, que já bateu 72% a meta para este ano e conta com 95% de suas vendas no segmento internacional. Outro exemplo são a Bancorbrás, que apresentou crescimento de 7% no internacional em relação ao segundo semestre de 2016, e a Flytour, que com bons resultados no início do ano, estima que 40% do total de vendas sejam em produtos internacionais.
INTENÇÃO DE VIAGEM
Uma pesquisa do Target Group Index, divulgada no fim de junho apontou que 66% dos brasileiros acreditam que férias de verdade sempre incluem uma viagem. O levantamento, que foi conduzido pela Kantar Ibope Media, mostrou que o interesse pelo exterior está em alta. No Brasil, 68% dos entrevistados se interessam em conhecer outras culturas e 66% se encantam com a possibilidade de viajar para outros países.