Renato Silva, diretor geral do Iberostar Bahia
O Iberostar Bahia, que faz parte do Complexo Iberostar Praia do Forte junto ao outro hotel que leva o nome do complexo, completou 10 anos no dia dois de abril. A comemoração do aniversário foi em conjunto com a celebração do Prêmio Estrellas 2016, que aconteceu no resort. No top 5 do prêmio Travelers Choice Awards na categorias Melhores Resorts da América Latina, o Iberostar Bahia investe em um serviço d excelência para se manter entre os melhores.
O diretor geral do Iberostar Bahia, Rafael Silva, concedeu entrevista exclusiva ao ME e falou sobre as mudanças no hotel durante os seus 10 anos de existência. O público, por exemplo, sofreu uma grande transformação desde a sua inauguração, como disse Rafael.
“A gente começou num resort padrão Iberostar. Na parte de serviço, arquitetura, decoração, toda estrutura em si focada no cliente internacional. Com a evolução nossa não só no país, como também pelas necessidades locais tivemos mudanças. O tipo do cliente, mais europeu, mudou para um cliente mais local, o brasileiro. A gente começava com um índice de 80% europeu e 20% local. E agora a gente tá com um índice 85% local e o restante segmentado em Europa, América Latina e o resto do mundo”, afirmou o diretor geral do Iberostar Bahia.
Em relação a taxa de ocupação do hotel, a situação econômica do país e a alta do dólar, foram fatores que também permitiram, neste ano, a alavancar esse número de turistas locais. Os índices de estrangeiros também aumentaram. No total, segundo Rafael, as taxas de ocupação para o primeiro trimestre de 2016 bateram recorde de 10 anos, chegando a um valor de mais de 90% no número de estadas.
“Tivemos altos índices de ocupação, principalmente em janeiro que é alta temporada. Fevereiro que tem carnaval foi praticamente 100%. Março entra num ocupação mais intermediária, mas ainda sim estivemos acima dos 80%. A nossa visão de futuro é que vai ser um ótimo ano e um ano recorde”, disse Rafael Silva.
O objetivo da rede para os próximos 10 anos é permanecer entre os melhores no Brasil. A Iberostar sempre busca se renovar a cada ano que passa com mudanças em sua estrutura, como a que está sendo planejada para maio deste ano no Iberostar Bahia, como nos serviços disponíveis e de fidelidade para seu clientes.
“Eu acho que um produto chegar com 10 anos nesses índices que eu acabo de comentar de ocupação dá satisfação. Você tem que inovar sempre. Você não pode ter esse conforto de ‘nós somos os melhores, vamos manter’. Então obviamente a Iberostar é uma empresa que investe muito no seu produto, tanto na parte estrutural, que é a parte de manutenção da estrutura, como na parte de serviço e produto. A variedade gastronômica também. Estamos sempre atualizando os menus dos restaurantes temáticos”, disse Rafael.
Outra ação que a rede está começando a trabalhar no Brasil é o plano de cliente repetidor, o cliente assíduo. Dependendo da frequência que esse cliente tiver, ele ganhará facilidades extras para valorizar a confiança com a rede. Estão sendo implementados descontos no spa, lojas, apartamentos, e na reserva de restaurantes.

