
Considerado um evento de vanguarda, o Festuris Gramado, que ocorre de 09 a 12 de novembro de 2017, mantém seu perfil de apontar tendências e mostrar novidades e espaços que indicarão os caminhos do setor turístico nos próximos anos.
Exemplo disso é que a feira foi a primeira a implementar no Brasil espaços específicos que concentram produtos e destinos do mesmo nicho de mercado. Ao longo dos últimos 29 anos o Festuris criou os espaços LGBT, Parques e Entretenimento, Inovação e Tecnologia, Luxury, Internacional, Gastronomia e Enoturismo, Turismo Acessível e Sustentabilidade, Turismo Cultural e Religioso e Espaço Mice.
Para 2017, a organização do evento anuncia a criação, dentro do Espaço de Inovação e Tecnologia, de um local chamado Startup Corner. O Espaço Inovação e Tecnologia é assinado pela Travelport e terá o formato ilha com balcões de negócios para empresas, marcas e destinos voltadas para este nicho de mercado.
O Startup Corner irá complementar o espaço com balcões para startups que apresentem projetos e soluções voltadas ao setor turístico. Serão cinco startups selecionadas com a mentoria da Gramado Summit, e que terão espaço para apresentar suas ideias e pit’s.
Outra novidade no espaço é a criação de uma área de conteúdo aberta, onde a oferta de conhecimento será intensa com uma grade de palestras e workshops em parceria com a UCS – Universidade de Caxias do Sul e Orgânica Digital.
Novidades: Mice, Business, Gastronomia e nova identidade
O Festuris terá outras novidades como o novo layout e formato dos espaços Mice e LGBT. Ambos os espaços terão formato novo com balcão de negócios e o Mice terá agendamento obrigatório.
O Espaço Business será compartilhado e patrocinado pela Copa Airlines. É a opção que o Festuris oferece para que ninguém fique de fora de feira de negócios, e mesmo com pouco investimento possa ter seu espaço.
Já o Espaço Gastronomia é mais uma novidade com aulas show e que terá uma arena gastronômica assinada pela ASGAV – Associação Gaúcha de Avicultura – e participação de chefs de renome.
Durante o FESTURIS 2017, a Rossi Zorzanello irá lançar a nova identidade visual do evento que chega aos 30 anos em 2018. Uma agência foi contratada e prepara uma nova roupagem para o evento que virá ainda mais moderno, internacional e diferenciado.
O Espaço Luxury, lançado em 2016, é um espaço fechado para expositores e compradores do mercado de luxo de todo o mundo, o Luxury teve seu tamanho triplicado para esta edição.

A CEO do evento, Marta Rossi, fala da importância do evento para o setor de turismo. “Nos últimos 29 anos sempre buscamos apontar as tendências do mercado e cada vez mais vamos potencializar este perfil de vanguarda que a feira conquistou. Nosso legado para o setor é o fortalecimento do Turismo e de nossos parceiros, promovendo a geração de negócios de forma contínua”, destaca.
Para Eduardo Zorzanello, também CEO do Festuris, “não somos um evento de passagem e sim um evento que funciona, desde a sua criação, como um propulsor dos negócios e fortalecimentos de marcas e dos agentes de viagens. Por isso, o visitante e o expositor pode esperar um Festuris 2017 repleto de novidades, com grandes negócios e uma oferta de conteúdo que terá impacto altamente positivo para os participantes”.