Festival de Cerâmica é atração na cidade de Cunha, em SP

Entre os dias 29 de setembro e 15 de novembro, Cunha, na Serra da Bocaina, em São Paulo, vai respirar arte. A cidade promove neste período o 10º Festival de Cerâmica, reunindo alguns dos mais expressivos trabalhos produzidos na região que abriga cerca de 20 ateliês.

A tradição artística é uma das principais atividades de Cunha, conhecida como o maior núcleo de cerâmica artística de alta temperatura da América do Sul.

Cermicas atelier Suenaga  Jardineiro, que utiliza o forno Noborigama Cermicas atelier Suenaga  Jardineiro, que utiliza o forno Noborigama

Créditos: Salvador de Rosa/Divulgação

Cerâmicas atelier Suenaga Jardineiro, que utiliza o forno Noborigama

Realizado em parceria com o Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha e a Cunha Cerâmica, o evento terá exposições temáticas e permanentes nos ateliês e pousadas da estância, workshops, cursos e palestras sobre o assunto, além de queimas e abertura de fornadas. Admiradores e aprendizes de cerâmica vão poder aproveitar o festival para conhecer mais sobre esta arte milenar e também comprar as obras que serão expostas.

picture12b4picture12b4

Créditos: Divulgação

A intensa programação inclui, por exemplo, workshops e palestras

A produção de cerâmica de alta temperatura teve início dos anos 1970, quando um grupo de artistas japoneses, portugueses e brasileiros se instalou na cidade e começou a preparar o barro e os esmaltes usados na confecção das obras a partir de materiais locais. Diferentemente da cerâmica das paneleiras produzida até então, as novas peças passaram a ser finalizadas em um tipo de forno a lenha de alta temperatura chamado noborigama –construído de acordo com uma tradição milenar oriental e parte fundamental na produção das cerâmicas de Cunha até hoje.

Vista da Serra do Mar a partir da Pedra da MacelaVista da Serra do Mar a partir da Pedra da Macela

Créditos: Hélio Netto

Vista da Serra do Mar a partir da Pedra da Macela

Cunha fica a 232 km de São Paulo e tem como principais atrativos a mata e as montanhas, com o Pico da Macela, o Parque Estadual da Serra do Mar e o Lavandário, plantação com mais de 30 mil pés da espécie e inspirado em cenários franceses. A estância climática também possui ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

10º Festival da Cerâmica de Cunha
Quando: de 11/10 a 1/11
Informações: www.cunha.sp.gov.br

Pin It

Comments are closed.