Uma viagem pela Riviera Nayarit, considerada o ‘Tesouro do Pacífico mexicano”, proporciona um misto de sensações –do mais alto luxo à riqueza histórica natural, passando por santuários para a prática esportiva.
Reconhecida por suas maravilhas incomparáveis de luxo e de natureza protegida, estende-se por 308 km de costa, emoldurada pela majestosa cadeia de montanhas da Sierra Madre.
A apenas dez minutos ao norte do aeroporto internacional Gustavo Díaz Ordaz, essa região no Estado de Nayarit inclui o balneário de Nuevo Vallarta, a histórica vila de San Blas, o exclusivo refúgio de celebridades de Punta Mita, a praia de surfistas bohemian-chic de Sayulita, simpáticas vilas de pescadores, praias tranquilas e a espetacular Baía Banderas.
A Riviera Nayarit atrai e satisfaz todos os estilos com sua diversidade de hospedagens, que inclui hotéis de luxo, hotéis boutiques, de ecoturismo e pitorescos empreendimentos Bed Breakfast.
Que tal eleger dez lugares imperdíveis para aproveitar o melhor deste paraíso?
1 – Isla El Coral, em Compostela
Créditos: Divulgação/Riviera Nayarit
A Riviera Nayarit deslumbra visitantes de todas as partes do mundo
A 3 km da praia de Rincón de Guayabitos, é uma pequena ilha repleta de peixes coloridos e arrecifes de corais perfeitos para o mergulho e snorkel.
2 – Praia Novillero, em Tecuala
Créditos: Divulgação/Riviera Nayarit
Esta praia virgem localiza-se ao norte da Riviera Nayarit, a 160 km de San Blas. Tem 90 quilômetros de distância, sendo a mais comprida do México.
3 – Centro Cultural das Fábricas de San Pancho
Créditos: Divulgação/Riviera Nayarit
O espaço deu origem ao povoado considerado a capital cultural da Riviera Nayarit.
4 – Marina Riviera Nayarit, na Baía de Banderas
Créditos: Divulgação/Riviera Nayarit
Considerada a mais moderna e a maior do Pacífico Mexicano, com espaço para abrigar mais de 300 embarcações simultaneamente.
5 – A ilha de Mexcaltitán, em Santiago Ixcuintla
Créditos: Divulgação/Riviera Nayarit
A ilha é famosa por ser o berço da mexicanidade, segundo os historiadores. Nesta região encontra-se a legendária Aztlán, o ponto de partida das tribos Nahuatlacas rumo ao Valle do México, onde foi fundada a grande Tenochtitlán, capital do Império Asteca.
6 – Parque Nacional Isla Isabel
Créditos: Divulgação/Riviera Nayarit
Área de Proteção Ambiental onde se pode acampar, avistando muitas fragatas e o pássaro de patas azuis. Pesca, mergulho e caminhadas são as atividades recomendadas. Suas praias, o farol, as ilhotas de Las Monas e sua cratera merecem ser visitados.
7 – La Tovara, em San Blas
Créditos: Divulgação/Riviera Nayarit
Estes canais de água doce coexistem com a natureza em sua máxima expressão. É um dos poucos lugares no mundo que contém quatro grupos de mangue. Também representa um paraíso de aves endêmicas, residentes e migratórias. A palavra tovara significa “água que nasce entre as pedras”.
8 – Buraco 3B “Cola de Ballena”, na Baía de Banderas
Créditos: Divulgação/Riviera Nayarit
Em Punta Mita encontra-se o Pacífico Punta Mita, campo de golfe projetado por Jack Nicklaus. O Buraco 3B, conhecido como Colla de Ballena, é considerado o melhor buraco Par 3 já projetado. Recentemente foi eleito como um dos dez melhores Par 3 do mundo pela revista “GQ” do Reino Unido, sendo o único localizado em uma ilha natural.
9 – Sayulita Pueblo Mágico, na Baía de Banderas
Créditos: Divulgação/Riviera Nayarit
É a capital do surfe na Riviera Nayarit, o chamado Pueblo Mágico, hippie chic, cosmopolita e dona de boas vibrações. Sayulita é isso e muito mais. Não à toa é a região mexicana com maior crescimento turístico durante o último ano.
10 – Parque Nacional Islas Marietas
Créditos: Divulgação/Riviera Nayarit
Esta Área de Proteção Ambiental converteu-se no ícone da Riviera Nayarit, por seus espetaculares locais como a Praia do Amor ou Praia Escondida e a Praia La Nopalera. No local, além de apreciar aves, se pode praticar snorkel e apreciar os coloridos peixes que ali vivem.