Usar a arte como moeda para bancar hospedagem, alimentação e passeios. Essa é a proposta do projeto “Viagem com Arte”, do artista plástico e designer cuiabano Dódi Coutinho, 25 anos.
A aventura começou em 2013 e nesse período Dódi passou por nove cidades em cinco Estados brasileiros (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Ceará), convertendo mais de R$ 15 mil em pagamentos com arte.
Créditos: Arquivo pessoal
Dódi Coutinho com uma de suas obras; artista plástico troca obras por hospedagem, alimentação e passeios
“A arte desenvolve a função de ligar mundos diferentes, eu apenas uso as ferramentas certas para que isso aconteça. A arte é que viaja, ela que define os resultados, sou apenas um acompanhante”, diz o artista plástico.
Neste momento Dódi está na França dando inicio a fase europeia que levará o projeto à Córsega e Saint-tropez, Berlim (Alemanha), Londres (Inglaterra) e Amsterdã (Holanda). Antes, passou por Barcelona (Espanha).
As viagens com o projeto na Europa vão durar um pouco mais da média normal de estadia em cada cidade, que era cinco dias. A ideia, diz Dódi, é ficar em média de 15 dias a um mês em cada lugar visitado.
“Outra novidade é que irei integrar ao projeto miniexposições dos meus trabalhos em cada cidade, por isso antes de dar inicio ao roteiro já programado, preciso confeccionar novos quadros, pois não foi possível trazer obras prontas do Brasil por motivos de logística”, conta.
Créditos: Arquivo pessoal
Dódi no interior da França
Quem quiser acompanhar as aventuras de Dódi pode segui-lo no Instagram, Facebook e no site Viagem com Arte.