Em um voo da TAM entre Curitiba e Congonhas, em SP, o comandante anunciou aos passageiros que sobrevoaria o litoral paulista por algum tempo -e que teria que pousar no no aeroporto de destino, mas em Guarulhos.
Bastou isso para a bancria Sheila Salles, 36, entrar em pnico. “Pensei: ‘Quebrou o avio, vamos ter que fazer um pouso de emergncia em Guarulhos porque, em Congonhas, como a pista menor, no daria’.”
A aeronave aterrissou em Guarulhos, e o comandante explicou a causa da mudana: Congonhas estava fechado em razo do mau tempo -nada da tal emergncia que a bancria imaginou.
Temores como esses so comuns, e companhias areas tm se preocupado com o que e como os pilotos falam aos passageiros no voo.
s vezes tcnicos demais ou muito sucintos, os anncios dos comandantes podem tranquilizar ou causar medo nos passageiros, dependendo de como so feitos.
Ilustrao Alexandre Affonso/Editoria de Arte/Folhapress
Embora algumas companhias tenham manuais de orientao, os pilotos tm liberdade para falar como querem o “speech” (discurso, em ingls) -o nome tcnico dado ao anncio aos passageiros. diferente dos comissrios, que tm frases padronizadas para cada situao.
Durante o voo, o piloto no precisa necessariamente revelar tudo o que se passa no avio para os passageiros.
Para no assustar os clientes, os tripulantes no costumam dizer, por exemplo, que a aeronave precisa voltar para o aeroporto porque houve uma vibrao no motor ou uma pane hidrulica. Em vez disso, limitam-se a falar em “problema tcnico”.
“O passageiro no vai ganhar nada em saber aquela informao. Toda companhia area do mundo instrui seus pilotos a usar o termo genrico”, diz Gianfranco Beting, diretor de comunicao, marca e produto da Azul.
Como atuam em uma profisso cheia de jarges, tambm comum pilotos anunciarem aos passageiros coisas que s um colega entenderia.
Um dos exemplos , ao falar de como est a condio do tempo, o comandante mencionar o “Metar” (sistema pelo qual recebe informaes meteorolgicas).
“s vezes escapa, porque est no dia a dia do piloto, e ele fala assim para o passageiro, leigo”, disse Marcelo Ceriotti, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas e comandante da Gol.
REFORMULAO
A TAM, a partir de maio, implantar novo manual de “speeches”. Sero reformuladas frases para acalmar os passageiros, diz Geraldo de Meneses, o comandante Harley, diretor snior de operao e treinamento da empresa.
A Gol tem desde 2012 um procedimento para quando a aeronave arremete (aborta o pouso). To logo a manobra ocorre, um comissrio anuncia que o pouso foi abortado e que o comandante em breve trar novas informaes.
” para tranquilizar mesmo. Se esperssemos pelo comandante falar -isso leva de cinco a dez minutos- seria muito desagradvel para o passageiro esperar”, afirma Carlos Junqueira, diretor de operaes da Gol.
Mas, assim como na maior parte das empresas, a arremetida permanece sendo chamada de “aproximao descontinuada” -a companhia afirma ser o termo mais adequado para o procedimento, embora eufemstico.