Como inserir inovação na rotina da empresa e no serviço aos clientes

É óbvio, mas verdadeiro: a tecnologia vem mudando nossa maneira de viajar e de gerir a indústria do turismo. E os benefícios e desafios são imensos. Sai o papel, entra o celular. Afinal, se eu posso apresentar meu e-ticket na tela do smartphone, para quê ter o trabalho de imprimir um voucher?

O ponto de partida para uma inovação de sucesso – seja no segmento de turismo ou em qualquer outro – é entender profundamente o mercado e estabelecer como foco a experiência do cliente. Precisamos ser ágeis. Precisamos ser simples. Precisamos oferecer experiências customizadas com rapidez. Conquista a vanguarda quem consegue oferecer mais fazendo o cliente perder o mínimo de tempo possível.

A APRIL, por exemplo, tem como lema tornar os seguros mais simples e mais acessíveis a todos e, para isso, investe constantemente em novas soluções.

Falando em inovação, o grande destaque da empresa é a ferramenta de emissão responsiva. Uma nova tecnologia que permite ao agente fazer a emissão do seguro viagem em menos de 3 minutos, usando um layout totalmente personalizado. E hoje, somos a única empresa do setor que disponibiliza essa tecnologia. Conseguimos assim agregar relevância, praticidade e inovação às emissões, que podem ser feitas por dispositivos como tablet, notebook, smartphone ou desktop, reduzindo o tempo de trabalho e otimizando custos.

Outra nova plataforma implantada é o atendimento aos clientes que necessitam de assistência por meio de uma interface que se comunica com o WhatsApp. Assim, o passageiro que precisa acionar o seguro viagem não tem que telefonar ou enviar e-mail. Desta forma, simplificamos o atendimento e oferecemos uma experiência tranquila para o cliente, possível graças à tecnologia de vanguarda – que hoje é utilizada apenas pela APRIL e por grandes bancos.

A lição diária é que precisamos nos tornar mais relevantes, oferecer soluções cada vez mais simples, inovadoras e ágeis para conquistar e fidelizar clientes e fornecedores.

Data: 13 de setembro de 2017.