Sete dias de celebração. Tendo como cenário as cidades de Sacra Família e Vassouras, a cerca de 100 quilômetros do Rio de Janeiro, a Flor Atlântica (Festa Livre Ornamental do Rio) promete movimentar a primavera. O evento turístico multicultural saúda a Mata Atlântica e festeja a beleza das flores –suas cores, formas, fragrâncias e múltiplas combinações de espécies, através da arte e do conhecimento.
Foto: Divulgação/viacaoprogresso.com.br
Vista da igreja matriz de Vassouras, no Rio de Janeiro
A programação, que vai até o dia 8 de novembro, reúne pensadores, botânicos, artistas, paisagistas, historiadores, ilustradores, biólogos e produtores para, a partir da beleza da flora atlântica, propor uma reflexão sobre a qualidade de vida e a intervenção humana sustentável em seu ambiente.
Nomes importantes do mundo cultural desembarcam na região. Falam sobre seu amor à natureza. Lucélia Santos e Roberto Menescal partilham seu conhecimento e paixão pelas plantas, João Moreira Salles, Ana Botafogo , Dani Ornellas, Chris Ubach e Assucena Tupiaçu aumentam o coro, assim como um emérito contador de histórias. O escritor Ruy Castro vai relatar em detalhes a intimidade do compositor e maestro Antônio Carlos Jobim com as flores, as plantas, as aves e a natureza.


Foto: Herbert Kaufmann/Divulgação
Exposições de Luiz Cláudio Marigo, Isis Braga e Rafael D’Alo, carreata de caminhões rurais floridos, passeio de bicicletas com arranjos de flores (prêmio), gastronomia com receitas de flor; muita poesia e trilhas musicais na floresta também são destaques da programação.
Confira a programação completa da Flor Atlântica no site: www.floratlantica.com.