Em 2025, uma tendência está cada vez mais clara: os brasileiros estão viajando mais dentro do próprio país. Seja por lazer, negócios ou em busca de bem-estar, o turismo interno ganha força e reforça a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer. Segundo dados do Governo Federal, o turismo interno vem apresentando crescimento expressivo. Pesquisas apontam que os brasileiros estão redescobrindo o Brasil, explorando desde praias até centros urbanos vibrantes e roteiros de ecoturismo.
O CEO do Clube Candeias, Rennan Monteiro, salienta que o brasileiro está valorizando cada vez mais o que há ‘em casa’ e que a diversidade do território é enorme e atende a todos os perfis de viajantes. “Esse movimento é positivo não só para a economia, mas também para a autoestima nacional”, analisa.
Brasil de Norte a Sul
O Nordeste e o Norte seguem firmes entre os destinos mais procurados, mas o Sudeste, com Rio de Janeiro, Paraty e Campos do Jordão seguem em alta, e ainda o Centro-Oeste, com destaque para destinos ligados à natureza, como Pantanal e Bonito, que ainda permitem que os turistas vivenciem o turismo astronômico, algo que vem ganhando cada vez mais adeptos no país.
Em Santa Catarina o turismo também tem ganhado destaque. A Serra Catarinense desponta como refúgio para quem busca natureza e temperaturas amenas, enquanto o Litoral Norte, com cidades como Balneário Piçarras e Balneário Camboriú, atraem visitantes em busca de sol, gastronomia e vida noturna. No Sul do Estado, destinos como Florianópolis, Imbituba e Garopaba fortalecem o chamado turismo das baleias, cada vez mais procurado por viajantes que buscam contato com a natureza.
Além disso, há planos para uma divulgação coletiva do turismo do Sul do Brasil, unindo Santa Catarina, Paraná, com destaques como Curitiba e Foz do Iguaçu, e Rio Grande do Sul, com a Serra, a exemplo de destinos como Gramado e Canela e também a capital Porto Alegre, em roteiros que integram os três Estados.
Viagens com propósito: bem-estar e sustentabilidade
Outra característica marcante é a busca por experiências ligadas ao equilíbrio e ao autocuidado. Segundo pesquisa do Governo Federal, 79% dos brasileiros querem destinos que proporcionem bem-estar e contato com a natureza. A sustentabilidade também entrou de vez no radar: uma pesquisa da Booking.com revelou que 98% dos brasileiros planejam viagens mais conscientes em 2025, considerando o impacto ambiental e social de suas escolhas.
“Cada vez mais, o turismo é visto não apenas como lazer, mas como parte de um estilo de vida saudável e sustentável. A tendência dos brasileiros viajarem mais pelo Brasil em 2025 é evidente e deve se consolidar nos próximos anos. Diversidade de experiências, contato com a natureza, bem-estar e sustentabilidade são palavras-chave que guiarão o setor daqui para frente. É uma mudança que veio para ficar”, reforça Rennan Monteiro, apontando que o Brasil é um destino completo com praia, serra, aventura, cultura e gastronomia.