Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta
Pode até soar como clichê, mas o Distillery District de Toronto é mesmo cenário de cinema.
Fotos: Eduardo Vessoni
O Distillery District é uma área comercial que funciona no interior de um complexo de 40 edifícios que abrigaram uma destilaria de uísque
Em uma esquina, um casal de orientais protagoniza uma sessão de fotos para o álbum de casamento. Mais adiante, um grupo de condutores de Segway risca o chão de paralelepípedos em um tour entre esculturas e peças históricas. No quarteirão ao lado, uma equipe de filmagem faz entrevistas para um programa de televisão enquanto os corredores estreitos do local são tomados por flashes alucinados de visitantes.
O que parece um recorte de cenas cotidianas que não se combinam entre si, tornou-se rotina em um dos endereços turísticos mais populares de Toronto, a maior cidade do Canadá.
O Distillery District é uma área comercial, gastronômica e de entretenimento que funciona no interior de um complexo de 40 edifícios industriais de pedras e tijolos da era vitoriana, considerados a maior coleção de arquitetura industrial em estilo vitoriano da América do Norte.
O local abrigou uma destilaria de uísque, a partir de 1832, que chegou a produzir acetona no lugar de uísque e rum, durante a 1ª Guerra Mundial, em 1914.
viagem-livre-toronto-bares2
Além dos cenográficos galpões de pedras e tijolos, o Distillery District abriga também carcaças de caminhões da época, carroças de transporte de tonéis, objetos históricos como o moinho de pedra inglês e obras de arte
O local já serviu para a gravação de mais de 1.700 produções de cinema e de televisão, tornando-se o mais importante set de filmagens do Canadá e o segundo fora de Hollywood.
Desde que a empresa fechou suas portas no início da década de 90, a região já serviu de ambientação para filmes como ‘Chicago’, ‘O Novato’ e ‘Contra Tudo e Contra Todos’.
Além dos cenográficos galpões de pedras e tijolos, o Distillery District abriga também carcaças de caminhões da época, carroças de transporte de tonéis, objetos históricos como o moinho de pedra inglês e obras de arte.
Cortado por ruas estreitas de paralelepípedos exclusivas para pedestres, o Distillery District é uma das paradas mais inusitadas (e deliciosas) de Toronto.
Com investimentos de três mil dólares canadenses da época, a antiga destilaria é de 1832 e foi fundada pelo imigrante inglês James Worts e pelo cunhado William Gooderham. Na década de 1850, aquelas instalações já contavam com casas de moagem, destilarias, um cais e uma fábrica de laticínios, tornando-se uma das maiores destilarias do mundo, trinta anos mais tarde.
viagem-livre-toronto-bares4
Turistas passeiam de Segway por Distillery District
Ainda no século 19, a empresa chegou a se mudar para um edifício com cinco andares e uma chaminé de 30 metros de altura, na Mill Street, ao lado do Parlamento de Toronto.