Andrea Shung, representante de Taiwan no Brasil, fala ao DIÁRIO

DIÁRIO – Andrea, me fale sobre a sua experiência em Taiwan.

ANDREA SHUNG – Sou Taiwandesa. Vim pequena para o Brasil e, desde então, me apaixonei pelo turismo e não saí mais. Estou há 30 e poucos anos no turismo, começando com a experiência de representação com a própria linha aérea de Taiwan, há dois anos, Taiwan resolveu buscar um mercado novo e mostrar que é um país que tem de tudo, um lugar muito exótico, com mar, montanha, culinária, cultura. Você não precisa viajar muito tempo para conhecer um lugar, se descolar, porque é uma ilha pequena. Taiwan tem uma estrutura muito boa. O país inteiro tem Wi-Fi ao ar livre. Se você está em uma praça pública você pode acessar o Wi-Fi, ter acesso à informação sobre onde você está, a que distância está o museu que você quer visitar, qual é a condução. Em termos de tecnologia, o país é muito avançado.

DIÁRIO – Está na representação há quanto tempo?

ANDREA SHUNG – Faz dois anos.

DIÁRIO – E os voos para lá?

ANDREA SHUNG – Nós temos no Brasil duas companhias aéreas bem conceituadas recentemente abriram o destino Taiwan. A Emirates começou em fevereiro de 2014 (Rio-Dubai-Taipei, ou SP-Dubai-Taipei) e a Turkish começou agora em março (SP-Istambul-Taipei).

DIÁRIO – O número de brasileiros tem crescido?

ANDREA SHUNG – Tem, apesar de ainda não ter números exatos. Inclusive, pouca gente conhecia Taipei como um destino. É um lugar pequeno mas é maravilhoso. Tem de tudo e é barato.

DIÁRIO – O que é responsável pela maior movimentação econômica do destino?

ANDREA SHUNG – A economia é muito baseada em tecnologia. Agora montou toda a estrutura para o turismo, então está na hora de buscar turistas. Temos Ministério do Turismo, Ministério do Exterior, que dá apoio ao ministério do Turismo.

DIÁRIO – Tem uma perspectiva de crescimento de brasileiros para Taiwan?

ANDREA SHUNG – A ideia é a seguinte: antes de participar das feiras, temos algo em torno de 6 mil brasileiros anualmente. Não é muito, porque não é divulgado. Então a maioria desses brasileiros vão pela parte corporativa. Aos poucos vão descobrindo que tem um potencial muito grande para o turismo. Todas as grandes redes internacionais de hotéis estão lá.

Do ano passado para cá, cem grandes projetos de divulgação, que ainda estão aprendendo como vender Taiwan para o brasileiro com o que o brasileiro gostaria de ver. O crescimento é de 17% só de estar mostrando Taiwan. Isso desperta a curiosidade.

DIÁRIO – Qual é o principal atrativo que o brasileiro procura?

ANDREA SHUNG – Taiwan tem de tudo, mas o mais interessante é que você está em uma China democrática. Tem um museu onde estão guardadas as mais preciosas relíquias de toda a China. Na época que levaram tudo para Taiwan, na época da revolução cultural da China. As relíquias foram todas para lá para não serem saqueadas e destruídas, tudo guardado no Museu Palácio de Taiwan.

DIÁRIO – É um país budista ou cristão?

ANDREA SHUNG – Tem de tudo. Predominantemente budista, mas tem todas as religiões.