Alta do dólar deve motivar ofertas para viagens na baixa temporada

Pessoas com viagem marcada para o exterior -especialmente para os Estados Unidos- tomaram um susto nos ltimos dias.

Na ltima tera-feira (27), o dlar atingiu seu valor mais alto desde o final de maro de 2003: R$ 3,369 -nmero que superou at o pico de maro deste ano (R$ 3,296).

Para viajantes, o cmbio era ainda mais desfavorvel: o dlar turismo, sempre mais caro que o comercial, chegou a ser vendido por R$ 3,77 em cartes pr-pagos.

Quem estava com viagem marcada e deixou para trocar dinheiro na ltima hora vai ter que se conformar com os valores mais altos -e talvez readequar gastos no exterior.

Para os que ainda vo fechar suas viagens, h dois cenrios: planejar-se e, se puder, aguardar alguns dias.

“As agncias esto renegociando com seus fornecedores e devem lanar promoes em breve”, diz Aldo Leone, presidente da Agaxtur.

Segundo a Abav (Associao Brasileira de Agncias de Viagens), elas podem ser mais vantajosas que as tradicionais oferecidas durante a baixa temporada.

Nesta quinta (30), por exemplo, a Braztoa (Associao Brasileira dos Operadores de Turismo) lana a stima edio da Turismo Week.

O evento vai oferecer mil pacotes com at 40% de desconto, primeiro s para o Nordeste (entre 10 e 16 de agosto) e depois para o resto do Brasil e exterior (dos dias 17 a 30).

Tentar baratear o mercado nacional e atrair mais pblico para compensar as perdas com turistas que viajam ao exterior uma aposta das agncias.

Na CVC, o pacote de oito noites em Fortaleza (CE) que saa por R$ 1.398 em 2014, neste ano custa R$ 988. Quatro dias em Foz do Iguau (PR) tambm tiveram reduo, de 26% -de R$ 938, por R$ 698.

A Agaxtur vende, hoje, sete noites pelo preo de cinco em Porto de Galinhas (PE).

Optar por agncias outra ttica para driblar o dlar alto. “Nelas, voc trava o valor em reais e paga em parcelas fixas”, lembra Srgio Bessa, professor da FGV-Rio.

Os pacotes tambm podem incluir extras como passeios e refeies, gastos que o turista teria que bancar.

Quem prefere viajar por conta, apesar de talvez ter que readequar gastos com compras, pode esperar promoes vantajosas em passagens areas.

“No primeiro semestre, em momentos como esse, encontrava-se bilhetes para Miami por US$ 300”, diz Magda Nassar, presidente da Braztoa.

BAIXA TEMPORADA

O lado bom dessa oscilao que ela acontece em momento de baixa temporada, quando poucas pessoas esto programando viagens.

“Para perodos de grande demanda, como o Rveillon, o planejamento s deve comear para valer a partir de setembro”, diz Marcelo Paolillo, diretor da agncia Flytour.

O problema, nesse caso, que no h grande certeza sobre os rumos da moeda.

” o pior quadro para o turista, pois ele no consegue saber se a viagem vai custar, 20% a mais na volta. “Mas as perspectivas, por enquanto, no so de baixa.”