Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta
Na capital de Alagoas, não precisa ir muito longe para ter diante dos olhos um dos cenários urbanos mais impactantes do Nordeste. Nada de deslocamentos longos ou perrengues em carros 4×4 para chegar às melhores faixas de areia.
Está tudo ali mesmo, do outro lado da rua, em forma de mar de tons esverdeados com piscinas naturais de águas mornas protegidas por barreiras de corais e uma sequência de coqueiros que reforça todos os (bons) estereótipos que a gente espera de um destino nordestino.
Wesley Menegari/Semptur
Farol da Praia de Ponta Verde, na Orla Principal de Maceió
Maceió é a praia urbana com cenografia exagerada que faz a gente até pensar que está longe da cidade grande, é a piscina natural que brota bem na porta de casa, é a jangada colorida que desliza sem pressa e o bordado de filé que segue sendo tecido como coloridas redes de pescadores.
Dona de um litoral de 40 km de extensão, a cidade tem seu ponto de partida na orla principal, uma área de 6 km.
Pajuçara
Semptur Maceió/Divulgação
Piscinas naturais de Pajuçara, um dos clássicos da capital de Alagoas
O pedaço de areia mais turístico de Maceió atende pelo nome de Pajuçara, conhecida pela concentração de hotéis e de barracas de praia. É dali que partem as tradicionais jangadas às piscinas naturais, localizadas a 2 km da costa. Ideal para famílias e crianças, o local é ponto de partida também para os mergulhos de batismo na exclusiva praia do Amor.
Ponta Verde
Eduardo Vessoni
Ponta Verde é uma das praias urbanas de Maceió e abriga águas com tons azulados e piscinas naturais de fácil acesso
A vizinha Ponta Verde, de águas com tons que a gente nem consegue classificar e piscinas naturais de fácil acesso, é a mais badalada de toda a orla urbana de cidade, cuja animação fica a cargo da discotecagem dos 4 DJ’s residentes da barraca Lopana. As águas calmas protegidas por barreiras de corais estimulam também, em dias com ventos mais fortes, a prática de esportes náuticos como stand up paddle, caiaque e até windsurf.
Aos domingos, das 8h às 16h, trechos da avenida Silvio Viana têm acessos apenas para pedestres e esportistas.
Jatiúca
Eduardo Vessoni
Localizada na orla principal de Maceió, a Praia da Jatiúca é outro endereço frequentado por turistas e moradores locais
Esse é outro endereço frequentado por turistas e moradores locais, uma praia com áreas de ondas mais fortes que atraem surfistas e que conta com ciclovia, pista de corrida e barracas.
A região abriga também o bairro Stella Maris, polo gastronômico com os melhores restaurantes do destino.
Cruz das Almas
Eduardo Vessoni
Calçadão na orla de Cruz das Almas, em Maceió
Essa é a mais afastada das praias urbanas de Maceió. A região que marca o fim da orla principal, ao norte da cidade, vem ganhando novos empreendimentos que devem dar outra cara para essa área isolada com pouca circulação de pedestres e trechos de calçadão ainda em construção.
Conhecido por suas águas mais agitadas e pela ausência de arrecifes, o local é um dos points de surfistas de Maceió, embora seja impróprio para banho, segundo o IMA (Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas).
Kitesurf, em Ponta Verde
Canoagem na Piscina do Amor, em Pajuçara
Mergulho em Maceió
A praia de Pratagi é a versão mais selvagem do litoral norte de Maceió, onde o encontro do mar com o rio Meirim é um dos pontos altos dessa praia, procurada por quem quer banhos em águas mais tranquilas, a 20 km da capital de Alagoas
Localizada a 12 km do centro de Maceió, no litoral norte da cidade, a praia de Guaxuma conta com mais opções de pontos de apoio como barracas com restaurantes, banheiros, chuveiros e quiosques que atraem o público mais jovem. Nesse bairro de classe média alta, o acesso às praias se dá por ruas asfaltadas
Localizada na orla principal de Maceió, a Praia da Jatiúca é outro endereço frequentado por turistas e moradores locais