Algumas cidades de Santa Catarina podem ser conhecidas por terem praias incríveis, como a grande Florianópolis e Balneário Camboriú. Por isso, é possível que grande parte dos cinco milhões de visitantes anuais do estado viajem para lá procurando se refrescar nas águas das belas faixas de areia catarinenses.
Diferente desses destinos, a cerca de 63 quilômetros do litoral fica Blumenau, a cidade de colonização alemã que é bem conhecida por sediar a terceira maior Oktoberfest do mundo, estando atrás apenas do Kitchener-Waterloo, no Canadá, e da original de Munique, na Alemanha. Por onde se anda na cidade catarinense, é possível notar a forte presença germânica, que predomina desde a arquitetura até a gastronomia típica.
O município foi fundado pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que desembarcou na foz do Ribeirão Garcia, em setembro de 1850. Ao lado de mais 17 imigrantes, ele começou a erguer as primeiras construções no território. Décadas depois, chegaram agricultores da Alemanha, que receberam lotes em áreas mais distantes do centro da colônia que, mais tarde, se tornaram outros centros.
Quem vai para Blumenau encontra, por todo o lugar, arquitetura enxaimel e bastante cerveja de todos os tipos, incluindo os museus e bares onde os visitantes podem conhecer e assistir ao processo de fabricação da bebida. Para apreciar a cidade e todo o aspecto europeu, andar a pé é bastante aconselhável, principalmente na rua Quinze de Novembro, que conta com diversos pontos turísticos locais e prédios históricos.
Veja, abaixo, 10 dicas de passeios em Blumenau: